UT30SIM – ARES entrega simulador da UT30BR ao Exército

Tecnologia nacional de ponta que impulsionará modernizará o treinamento militar

Na última quinta-feira, dia 04 de abril, a ARES Aeroespacial e Defesa entregou um simulador do sistema de armas remotamente controlado (SARC) UT30BR, o UT30SIM, ao Exército Brasileiro que e será instalado no Centro de Instrução de Blindados (CIBld), de Santa Maria (RS), onde desempenhará um papel fundamental na formação e treinamento dos militares.

O sistema foi desenvolvido pela empresa, sob gestão e apoio da Diretoria de Fabricação (DF), e representa um avanço no treinamento dos operadores da Cavalaria Mecanizada (e futuramente blindada) do EB.

Este simulador é um sistema desenvolvido para a sala de aula e composto por uma estação do instrutor que possui três monitores que oferecem controle total do treinamento, em tempo real. Os alunos (comandante e atirador) ficam dentro de uma estrutura que reproduz o compartimento de combate de um Guarani 6X6, oferecendo uma experiencia imersiva aos alunos.

De acordo com o gerente de engenharia de software e responsável pela linha de negócios de simuladores da ARES, Gutemberg França Júnior, o equipamento permite a prática de todas as operações. “Os treinamentos são incrementais e altamente flexíveis, permitindo que o instrutor crie cenários de combate em 3D com diferentes inimigos, condições ambientais e tipos de terreno, incluindo áreas urbanas e rurais. Além disso, o simulador oferece a capacidade de realizar combates noturnos, utilizando câmeras termais e diurnas para uma preparação abrangente em todas as condições. É uma experiência imersiva e realista”.

TECNOLOGIA NACIONAL DE PONTA

A concepção e desenvolvimento da família de simuladores ARES SIM foi uma iniciativa da empresa e o processo envolveu a identificação da necessidade de um treinamento mais eficaz, o que levou ao desenvolvimento da primeira ferramenta, o STARMAX, o simulador do SARC REMAX, e,posteriormente, em parceria com a DF, do simulador UT30SIM.

A equipe trabalhou no levantamento na elaboração dos requisitos e na implementação, abrangendo diversos componentes de software, desde a interface gráfica até a simulação de câmeras e terrenos.

O desenvolvimento dessa tecnologia exigiu vários anos de trabalho dedicado, com testes minuciosos em todos os seus componentes e funcionalidades. O processo de implementação, teste, validação e integração foi conduzido de forma meticulosa, assegurando a sua qualidade e eficácia.

De acordo com Gutemberg França, os simuladores estão no plano estratégico do EB e oferecem uma redução de custo para a instituição. “Há disponibilidade do material 24 horas por dia, não há necessidade de gasto com munição ou até mesmodeslocamentos para levar o equipamento real para o campo de tiroalém da possibilidade de oferecer umtreinamento de alto desempenho aos operadores”.

Além dos modelos oferecidos no Brasil, a ARES apresentou seus simuladores na Argentina e o já exportado para a Indonésia, em 2023, um similar ao que está sendo disponibilizado para o EB.

NOVAS POSSIBILIDADES

A experiência acumulada e o conhecimento adquirido com o desenvolvimento e implementação bem-sucedidos dos simuladores oferecem amplas perspectivas para o Exército e a tecnologia nacional empregada no desenvolvimento não apenas fortalece o treinamento dos operadores, mas também abre portas para a criação de novas ferramentas e simuladores para a viatura blindada de combate obuseiro autopropulsado 155mm sobre rodas (VBCOAP 155 SR) e para o Programa Estratégico Forças Blindadas (Prg EE F Bld), tais como a viatura blindada de combate de cavalaria (VBC Cav 8X8) e das futuras viatura blindada de combate de Fuzileiros (VBC Fuz) e carro de combate (VBC CC), além própria da nacionalização dos componentes da VBC CC Leopard 1A5BR.

Fonte: ARES Aeroespacial e Defesa

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Na tarde de sábado, dia 18 de maio, a aeronave KC-390 Millennium FAB 2858 realizou lançamento de donativos e materiais...

O Comando Militar do Nordeste (CMNE), nesta quinta-feira, dia 16 de maio, enviou um Hospital de Campanha (H Cmp) para...

Empresa do Grupo Embraer participa de debate sobre soluções tecnológicas que estão moldando o futuro dos grandes centros urbanos As...

Hoje, dia 16 de maio, às 18:00hs, será lançado o livro “Segurança Escolar – Prevenção multidisciplinar escolar contra-ataques ativos”, de...

Comentários

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL