Simulador Starmax é utilizado para treinamento nas viaturas Guaicurus

A empresa brasileira Ares Aeroespacial e Defesa, em colaboração com o Exército Brasileiro (EB), conduziu uma instrução especializada para capacitar militares no uso do Sistema de Armas Remotamente Controlado (SARC) REMAX, utilizando o simulador de tiro Starmax , como ferramenta de instrução, em apoio à transformação do 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado (18º RC Mec), em Boa Vista (RR), de esquadrão para regimento.

No mês passado, 50 viaturas foram enviadas ao local e farão parte do novo 18º RC Mec que, até 2025, contará com três esquadrões e um efetivo de cerca de 600 militares.

Durante cinco dias, 32 militares participaram deste treinamento, focado na operação do Sistema de Armas REMAX integrado a nova viatura blindada multitarefa – leve sobre rodas (VBMT-LSR) 4X4 Guaicurus. O treinamento permitiu tanto a certificação de novos atiradores quanto a atualização daqueles que já possuíam experiência com o sistema REMAX integrado às viaturas blindadas de transporte de pessoal – média sobre rodas (VBTP-MSR) 6X6 Guarani.

O objetivo foi garantir que todos os operadores estejam aptos a usar o equipamento de maneira eficaz.

José Renato Pimenta, instrutor e técnico de suporte logístico da Ares, destacou a relevância do treinamento, que incluiu em Boa Vista instrução teórica, prática e de motricidade, utilizando o simulador desenvolvido pela ARES. “O Starmax, como ferramenta de instrução, oferece não apenas eficácia no adestramento das tropas, mas também garante a segurança dos militares, ao minimizar os riscos inerentes à instrução militar, proporcionando um ambiente de aprendizado controlado e simulado, além de gerar economia de recursos necessários para a instrução.” afirmou.

Além da capacitação dos militares, a Ares também oferece suporte, em todo o território nacional, às organizações militares (OMs) que possuem o sistema REMAX, onde quer que estejam localizadas. “O suporte logístico é essencial para garantir a disponibilidade dos equipamentos e o sucesso das operações militares.  Na Ares, estamos comprometidos em fornecer suporte eficiente e confiável para as OMs, assegurando que tenham acesso contínuo aos recursos necessários.”, destaca Pimenta.

Inovação e eficiência

Disponibilizado em uma maleta portátil, o Starmax hoje está disponível em duas versões: utilizado na viatura ou instalado em um local sem a necessidade de viatura.

Sua integração com o sistema utilizado para o treinamento é realizada através de um módulo conectado diretamente ao sistema de emprego do REMAX.

Uma vez conectado, o módulo do instrutor comandará a inicialização do sistema REMAX, habilitando, desta forma, o ambiente virtual no qual o aluno estará imerso. Esse módulo é o responsável por criar cenários e avaliar, em tempo real, o desempenho do aluno.

A solução modular permite que os treinamentos sejam realizados em ambiente imersivo (dentro da viatura ou em salas de aula) e que novos elementos sejam adicionados à sua configuração.

O Sistema Starmax oferece treinamento de motricidade; treinamento de operações e disparo e treinamento de colimação.

CARACTERÍSTICAS E VANTAGENS DO STARMAX

  • Maior eficácia no adestramento das tropas;
  • Capacidade de treinar o atirador ou toda a guarnição da viatura;
  • Economia de recursos necessários para a instrução (munição/combustível/desgaste de material);
  • Otimização do tempo investido na instrução;
  • Software modular e multiplataforma;
  • Sistema facilmente transportado; e
  • Diminuição de riscos (acidentes/incidentes) inerentes à instrução militar.

 

Fonte: Ares Aeroespacial e Defesa

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Com o objetivo de desenvolver sistemas de alta tecnologia de propulsão e de  aeronaves não tripuladas, está sendo anunciada a...

De todas as novidades da FIDAE 2024, definitivamente a que mais surpreendeu o público não foi a vinda do caça...

A atuação dos drones na guerra entre a Rússia e a Ucrânia mudou os conceitos e doutrinas do atual cenário...

Durante a FIDAE 2024, a Boeing apresentou uma atualização do programa do avião de patrulha marítima P-8 Poseidon e os...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM BREVE