Exército aprova novas versões especiais do Guarani

Foi publicado no boletim do Exercito de hoje, 18 de outubro, as portarias 1.421 e 1.422 do Estado-Maior do Exército (EME) aprovando as diretrizes de obtenção das viaturas blindadas de transporte especial 6X6 Ambulância (EB20-D-08.078) e Posto de Comando (EB20-D-08.077), integrantes Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas (Prg EE F Bld).

A finalidade destas diretrizes é a de regular as ações necessárias à obtenção de um protótipo de cada versão, a ser produzida na IDV LATAM, em Sete Lagoas (MG), e orientar a contratação posterior de sua produção seriada e coordenar a compatibilidade de sistemas de comando e controle (C2) com as demais viaturas da frota.

As versões especiais da plataforma blindada Guarani serão desenvolvidas pela IDV LATAM e o Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e a previsão é que os protótipos sejam  apresentados já em 2025. A próxima versão a ser aprovada deverá ser a antiaérea.

De acordo com os documentos produzidos pela Força Terrestre, as demandas para versões especiais do Guarani são:

  • Ambulância: 80 unidades;
  • Posto de comando: 74 unidades;
  • Antiaérea: 62 unidades, sendo 13 radar e 41 lançadoras de mísseis;
  • Comunicações: 28 unidades;
  • Central diretora de tiro de Artilharia: 25 unidades; e
  • Porta morteiro de 120mm: 104 unidades.

O Exército já recebeu cerca de 700 unidades da viatura de transporte de pessoal (VBTP) Guarani, algumas equipadas com sistemas de armas remotamente controladas (SARC) REMAX e UT30BR, e das versões Engenharia e transporte de morteiro de 81mm, mas essas ultimas são adaptações produzidas pelos Arsenais de Guerra de São Paulo (AGSP) e do Rio (AGR), respectivamente.

COMPARTILHE

Respostas de 13

  1. Excelente noticia Bastos, somando ali vamos ficar com, aprox. 1000 viaturas Guarani 6×6. Interessante que a versão porta morteiro 120mm será em quantidade bem maior que a versão antiaérea.

  2. Como será essa versão AAer? Vai ter torre .30 ou só serão mísseis? Considero perigoso só armar a versão AAer com mísseis nesse mundo onde drones são cada vez mais decisivos e é caro abate-los com mísseis…

  3. Somando as 700 + 373(que são as demais previstas) totalizam 1.073 ao todo, bem pouco pra um País de dimensões continentais, ouveram a troca de uma parte por guaicurus e as demais, serão postas a venda, por dificuldades financeiras, infelizmente..😕
    Seria ótima se recompracemos as demais, como previsto no início as 2.044 ou até mais, saudações a todos!

    1. Brito , Existe o Programa Guarani e a Viatura Guarani, precisa verificar se esta quantidade é de viaturas do programa ou é a própria viatura 6×6 guarani.

      Se somar os Guaranis de todas as versões recebida e as que ainda serão recebidas + os 48 ( 16 VBMT 4X4 Lince K2 + 32 LMV-BR ) Guaicurus recebidos + um 2º de 420 contratado neste ano + os 98 Centauro 8×8 do 1º lote . e um possível 2º lote de 98 un , acho que chegaremos a um bom numero de viaturas blindas do programa Guarani!

      Os 700 Guaranis recebidos são mais que o dobro de todos os Urutus ja operados pelo EB ! O Exército operou 29O Urutu

    2. “Somando as 700 + 373(que são as demais previstas) totalizam 1.073 ao todo,…”

      Mas, isso não significa, de modo algum, que as encomendas vão parar por aí. Mais viaturas de transporte de tropa e outras especializadas, vão ser encomendadas.

      “…ouveram a troca de uma parte por guaicurus e as demais, serão postas a venda, por dificuldades financeiras, infelizmente.”

      Não entendi o que tu quis dizer. Quais serão postas a venda?? Inicialmente, eram previstas 2044 viaturas no total. Tempos depois, esse número foi reajustado para 1580. Pouco tempo atrás, foi acertada com a Iveco a troca da encomenda de 150 Guarani por 420 LMV Guaicuru. Assim, até, e se, ocorrer nova mudança, serão 1430 Guarani (somando-se todas as versões). Mas, outros cortes poderão ocorrer. Assim, não entendo o que você quer dizer com “as demais serão postas a venda”. Não tem o que vender. O EB encomenda e recebe aquilo que vai operar. Não tem viaturas para colocar a venda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *