ÁREA DO CLIENTE

Submarino Riachuelo será incorporado à Marinha na próxima semana

Na próxima quinta-feira, dia primeiro de setembro, a Marinha do Brasil incorporará o submarino Riachuelo (S40) na Força de Submarinos.

A Cerimônia de Mostra de Armamento ocorrerá na Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM), localizado no Complexo Naval e Industrial de Itaguaí (CNI), as 10:00 hs, e marcará a transferência do primeiro submarino convencional com propulsão diesel elétrica do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) para setor operativo da Força Naval.

Foto: Marinha do Brasil

Histórico

Criado em 2008, por meio da parceria estabelecida entre o Brasil e a França, o PROSUB teve como objetivo a produção de quatro submarinos convencionais (S40 Riachuelo, S41 Humaitá, S42 Tonelero e S43 Angostura), o desenvolvimento e fabricação do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear (SN10 Álvaro Alberto), a construção de um complexo de infraestrutura industrial e de apoio à operação dos submarinos, que engloba os Estaleiros, a Base Naval e a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), no município de Itaguaí (RJ).

A concretização do programa fortaleceu setores da indústria nacional de importância estratégica para o desenvolvimento econômico do país, priorizando a aquisição de componentes fabricados no país e sendo um forte incentivo ao nosso parque industrial, e dotou a indústria brasileira da defesa com tecnologia nuclear de ponta.

Os principais marcos do programa são:

O Riachuelo é a sétima embarcação da Marinha do Brasil, e o terceiro submarino, a receber este nome, em homenagem à Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida em 1865 na Guerra do Paraguai, e sua entrada em operação representa um considerável aumento da capacidade dissuasória da Marinha na segurança das riquezas do mar territorial e de suas rotas marítimas, responsáveis por 95% do comércio exterior do país.

COMPARTILHE

Respostas de 4

  1. Que notícia boa, especialmente porque significa que se recuperou totalmente do acidente que teve a alguns meses atrás. Parabéns à MB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *