ÁREA DO CLIENTE

MANSUP – Realizado sexto disparo e projeto é transferido oficialmente para a SIATT

A empresa brasileira SIATT – Sistemas Integrados de Alto Teor Tecnológico informou, através de um release, o sucesso do sexto lançamento do MANSUP no mesmo dia que o Diário Oficial da União publica que a Marinha do Brasil transfere toda a tecnologia e os direitos de uso e a comercialização deste sistema de armas para a empresa.

LANÇAMENTO

O MANSUP já inserido em seu tubo lançador, sendo carregado na fragata Defensora

No dia 21 de fevereiro, foi realizado o sexto lançamento do míssil Antinavio de Superfície MANSUP, considerando as fases de desenvolvimento e pré-série do programa (ver tabela).

O disparo foi realizado a partir da fragata Defensora (F41), com apoio da fragata Liberal (F 3) e de dois helicópteros, um UH-12 Esquilo e um AH-11B Super Lynx, e obteve pleno sucesso, com o míssil alcançando impacto direto contra o alvo.

A SIATT, que é empresa responsável pelo desenvolvimento e fabricação do sistema de guiagem, navegação e controle do míssil (SGNC), bem como todo o sistema de telemetria, realizou os preparativos abrangendo a integração final e testes do armamento no Centro de Mísseis e Armas Submarinas da Marinha (CMASM). Já no período embarcado, apoiou a Marinha com testes a bordo e com a utilização de uma versão compacta de seu console lançador de míssil (CLM) instalado junto ao sistema de lançamento da fragata Defensora.

Tela operacional do console lançador de míssil (CLM) utilizado no lançamento

O teste foi realizado em condições climáticas adversas, com um ciclone tropical próximo à zona de lançamento nos dias da missão, sendo que, neste cenário, o SIATEX, um sistema de módulos de posicionamento global (GPS) e comunicação a longa distância associados a um software de consciência situacional, também desenvolvido pela SIATT foi utilizado para a viabilização da operação.

 

Lançamentos do MANSUP efetuados

Data

Vetor de lançamento
1

27/11/2018

Corveta Barroso (V34)

2

20/03/2019

Fragata Independência (F44)

3

10/07/2019

Fragata Independência (F44)

4

20/09/2022

Fragata Constituição (F42)

5

26/04/2023

Fragata Liberal (F43)

6

21/02/2024

Fragata Defensora (F41)

 

DIREITOS DE USO

O MANSUP-ER sendo apresentado no estande do Edge, no Dubai Airshow 2023 (Foto: EDGE Group)

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de hoje, dia 18 de março, o extrato do contrato Nº 1/2024, da Diretoria de Sistemas de armas da Marinha (DSAM), com dispensa de licitação, o “compartilhamento por transferência de tecnologia, a título oneroso, mediante remuneração por royalties, e sem exclusividade”, dos “direitos para uso, produção de serviços, exploração comercial no mercado nacional e internacional e prestação de serviços referente à tecnologia do sistema de armamento do Míssil Antinavio Nacional de Superfície (MANSUP)”, à empresa SIATT.

Esse contrato garante os direitos de modificações, criação de novas versões e exportação do MANSUP, cuja propriedade é da MB, à SIATT e ao EDGE Group, conglomerado dos Emirados Árabes Unidos que adquiriu 50% da empresa, tanto que o MANSUP e sua versão de alcance estendido, o MANSUP-ER, já se encontram no portfólio da empresa.

 

Com informações e imagens da SIATT

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *