PROADSUMUS – Corpo de Fuzileiros Navais estuda um substituto para os SK-105

Visando modernizar o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e garantir sua prontidão e a capacidade expedicionária, a Marinha do Brasil (MB), dentro de seus planos estratégicos, criou o PROADSUMUS, que já foi responsável pela aquisição de alguns sistemas de armas, como as viaturas blindadas leves sobre rodas 4X4 JLTV (Joint Light Tactical Vehicle), e cujo projeto mais importante é a substituição de seus carros de combate leve – sobre lagartas CCL-SL SK-105A2S Kürassier.

SK-105A2S Kürassier durante a operação Formosa 2021 (Foto: Paulo Bastos)


Fabricado na Áustria, pela empresa então Steyr-Daimler-Puch (atualmente General Dynamics European Land Systems Steyr), 17 dessas viaturas, mais uma da versão 4KH7FA Greif, de socorro, foram incorporadas ao Batalhão de Blindados em 2001. Atualmente essas viaturas, de acordo com o comandante geral do CFN, o almirante de esquadra (CFN) Carlos Chagas, “chegaram ao limite de sua vida útil, e estamos a sua operação para não perdermos a doutrina e aproveitarmos a munição que temos. Nesse sentido, estamos estudando a compra de um novo carro de combate, e esse tema move paixões”, em entrevista a T&D (veja na edição 178 da Revista Tecnologia & Defesa).

“Nós temos alguns estudos e vertentes, alguns relacionados ao carro de combate pesado e outros a um veículo mais leve. Eu penso que não podemos ter algo gigante, pois é preciso embarcar nos navios e serem suportados pelas pontes que existem no país. É uma análise que requer muito cuidado, pois há ainda a questão de ser sobre rodas ou lagartas”, concluiu o almirante Carlos Chagas.

A imagem de divulgação do CV90120, antes da LAAD, em um quartel do CFN (Foto: BAE Systems)

Diante disso, muitas fabricantes de viaturas blindadas já se manifestaram durante a LAAD 2025, tendo como destaque as turcas Otokar, com o Tulpar, e FNSS, com o Kaplan, e a italiana CIO, com o Centauro II, sendo este último sobre rodas e recém adquirido pelo Exército Brasileiro (EB). Outra grande surpresa foi o anuncio da demonstração do CV90120, da empresa sueca BAE Systems, que será realizada amanhã, dia 07 de abril, no Comando da Divisão Anfíbia, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro (RJ). Espera-se que, em breve, novas demonstrações e avaliações sejam feitas no Brasil e no exterior.

É importante salientar que independente da escolha da viatura ser sobre rodas ou lagartas, uma vantagem que está bem explicita é a adoção da torre HITFACT Mk2, que está em negociações pata ter sua produção no Rio de Janeiro e que possui componentes comuns com a torre de proa das fragatas Classe Tamandaré, equipada com o canhão OTO-Melara 76/62 Super Rapid MF, sendo ambos fabricados pela empresa italiana Leonardo, em La Spezia.

Da mesma forma com o que está ocorrendo com o programa da Nova Família de Blindados do EB, Tecnologia & Defesa continuará acompanhando este programa e analises técnicas mais detalhadas destes, e de outros modelos, serão apresentadas na revista e no website.

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Respostas de 20

  1. Sou a favor de qualquer viatura que tenha a torre do Hitfact 2 da Leonardo. Além de ser a mais moderna do mercado, ela vai ser montada e manutenida no Rio de Janeiro, além de possuir alguma comunalidade com a torre de 76mm da Tamandaré.

  2. O CV90 é um bom veículo, mas foi projetado para operar na neve, nem sei como ele vai conseguir operar nas areias das nossas praias. Os veículos ofertados devem ser operados em condições tropicais e subtropicais.

  3. Bastos, uma pergunta. Já que haviam os Kaplan, Tulpar e Centauro no Riode Janeiro; porque somente o CV90 foi apresentado pelo CFN? Não seria o caso de convidar todos os concorrentes? O a MB já escolheu o CV90? Essa é a minha duvida

  4. Bastos, porque somente o CV90 foi apresentado se o Kaplan, Tulpar e Centauro 2 também estavam no Rio para a LAAD? Será que os fuzileiros já se decidiram pelo veículo sueco? Vai haver licitação?

    1. E penas uma demonstração proposta pelo fabricante.
      Haverá uma licitação após eles definirem os requisitos.
      Por favor, leia os comentários do Almirante Carlos Chagas.

  5. A escolha do blindado, tem que ser em conjunto com o exército brasileiro?
    O blindado a ser escolhido terá, armazenamento 120 mm ou o blindado de infantaria com armazenamento de 30 mm? Ou serão os dois modelos?
    Desde já agradeço a atenção!

  6. Bem que MB e EB deveriam se unir nessa situação para ter até mais condições de negociação partindo de uma encomenda maior e que apesar de usos diversos, atenda os dois

  7. para uma força armada com pouco recursos e como será adquirido poucas unidades…o ideal seria uma escolha mais racional, ou seja o Centauro que terá um custo/benefício que qualquer unidade sobre largata

  8. Opções interessantes seria para moderniza o CFN:
    -ACV(Super AV) + Centauro II ( opção 100% rodas e IDV)
    -ACV/CV90 + CV90120T (Opção 100% BAe System)
    -Ascod MMBT/M10 +Piranha/Ascod (opção 100% GDELS)
    -IFV+MMBT escolhido pelo EB (aqui o número mínimo aumentar em 60 veículos)

    Nesse cenário as opções 1 e 4 são mais interessantes ,pois permite usar as instalações seja da IDV seja de um futuro novo parceiro e não só isso diluir custo de obtenção e operação!

  9. Não sabia que o Centauro 2 estaca cotado para tal licitação! Sugiro algumas alternativas de visão de longo prazo para a força:
    O CFN já demonstrou interesse pelo IDV ACV, veículo que já está sendo adotado pelo USMC,(para substituição dos CLANF e, talvez, para uma futura substituição dos MOWAG PIRANHA lll, no CFN) e pode ser montado com componentes nacionais na fábrica da IDV em Sete Lagoas, a mesma do GUARANI e, futuramente, do CENTAURO 2;
    A possível adoção em conjunto com o EB, de versões próprias, do mesmo VBC CC, e VBC FUZ (para futura substituição dos veteranos M113MB, mesmo que fosse em sua versão ACP ou um mix) que forem escolhidos por essa força e que terão, provavelmente, sua linha de montagem com componentes nacionalizados.
    Adoção, de uma versão própria, do VBC OAP que for escolhido pelo EB, em substituição aos vetustos M114.
    Adoção do LIGHT GUN nacional em substituição aos antigos do mesmo modelo usados atualmente pela força.

  10. Com a aquisição dos navios doca britânicos que possuem capacidade de colocar em terra veículos pesados do tipo challenger, “em tese” teríamos mais opções de escolha.
    Posso estar enganado, mas por ser uma força menor, poderemos nos dar o luxo de equipar os fuzileiros com MBT pesados de verdade a um custo não tão exorbitante.

  11. O CFN deveria aproveitar que o EB comprou o Centauro e pedir um lote inicial de 8 veículos para substituir os SK-105. O Centauro 2 é o mais poderoso veículo sobre rodas da atualidade e vai resolver o problema dos Fuzileiros Navais para as próximas décadas. O fato de já estar adotado pelo EB facilita a aquisição.

  12. CV90 é entrar no mesmo problema que o Gripen
    Na FAB. Muito
    Moderno, caro e ficaremos na mão dos suecos, país que nem fuzileiros Navais tem.

  13. CV90 120mm é um protótipo e não foi comprado por ninguém. O Brasil vai pagar o desenvolvimento igual está sendo feito com o Gripen? Sou a favor to Tulpar ou do Centauro. Também sou a favor de que todo material de defesa será BAFA free e ITAR free. Nao podemos ficar dependentes de ninguém.

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