A redação de T&D, através de fontes na instituição, foi informada que o Departamento de Polícia Federal deverá emitir em 2019 um Request for Information (RFI) visando adquirir até nove veículos blindados equipados com estações remotas de armamento (RCWS).
Os requisitos do veículo (leve, médio ou pesado), e qual tipo de estação remota de armamento (sensores associados) e armamento (sabe-se que será o calibre 5,56×45 mm) serão licitados não foram informados.
“Se” a Base Industrial de Defesa brasileira estiver apta para atender este RFI, quais seriam as opções existentes no mercado brasileiro que poderiam de alguma forma atender ao Departamento de Polícia Federal?
Vejam a seguir através de links de acesso (clique no texto para ler o artigo completo) uma série de reportagens produzidas pelo especialista em blindados Paulo Roberto Bastos e jornalista Roberto Caiafa, onde é possível visualizar todas as propostas de veículos blindados em concepção/prototipagem e/ou industrialização/produção no mercado nacional, na atualidade.
O primeiro com 32 exemplares importados; o segundo com 77 unidades obtidas através de kits completos “Knock-Down” para montagem local, na fábrica da IVECO, em Sete Lagoas (MG); o terceiro, com a mesma quantidade do lote anterior, seriam produzidos em série no Brasil com um alto índice de nacionalização (claro que essa comprar ainda depende da liberação orçamentária)…