Starmax, o sistema da ARES para treinar atiradores REMAX (7º CSTM)

0
1522
STARMAX, um sistema de treinamento virtual para o atirador da estação de armas remotamente controlada REMAX.

O Sistema STARMAX foi desenvolvido para possibilitar:

• Treinamento de Motricidade – Progressivo com diferentes padrões de movimento
• Treinamento de Funções de Disparo – Veículo Estático ou Móvel combinado com Alvos Estáticos ou Móveis.
• Interface de Resultados – Geração de relatórios de desempenho

O engenheiro de software Gutemberg França apresenta o STARMAX: economia e qualidade no treinamento de estações de armamento REMAX. (imagens: Roberto Caiafa)
A tela de interface inicial do sistema de treinamento virtual STARMAX

Grande destaque do 7º CSTM, realizado em Brasília (DF), foi apresentado ao público no Centro Internacional de Convenções do Brasil, pela Ares Aeroespacial, o STARMAX, um sistema de treinamento virtual para o atirador da estação de armas remotamente controlada REMAX.

STARMAX foi desenvolvido para simular todas as funcionalidades do sistema REMAX, fazendo interface com a torre real.

Demonstração do atirador REMAX usando o sistema de treinamento virtual 3D integrado STARMAX.

Trata-se de um equipamento portátil, equipado com conexão entre o sistema de treinamento e a estação REMAX.

Pode ser usada em campo, conectada a REMAX da viatura, usando a fonte de energia elétrica do veículo, ou estaticamente no ambiente de formação e treinamento.

O sistema foi demonstrado através de uma projeção da tela do atirador ocupando uma parede do estande, facilitando assim a compreensão do seu funcionamento pelos visitantes.

Esse sistema permite capacitar atiradores/operadores da REMAX com redução de custo logístico, especialmente no envio de tropas para campo e desgaste de equipamentos e armamentos.

STARMAX oferece um treinamento progressivo e monitorado por avaliadores capacitados para intervir e corrigir erros, garantindo melhores resultados e desempenho superior ao final do treinamento. A economia de munição real é outro bônus evidente.

Para qualificar um atirador REMAX, Starmax oferece diferentes exercícios, com grau de dificuldade crescente. O atirador aprende desde o básico, elevação e deriva, até os movimentos nos três eixos, com o alvo se movendo (e a viatura também).

Isso significa dominar dois joysticks de controle e diversos botões que comandam o laser, o auto-tracking, os diferentes modos de visão termal/noturna, o zoom de alta performance, promovendo assim a ambientação do operador com todas as funcionalidades do sistema através de uma simulação virtual em 3D.

Tudo isso sem perder a sua consciência situacional sobre a rota e a posição da arma em relação ao veículo, durante os engajamentos, diurnos ou noturnos.

Condições climáticas adversas podem ser introduzidas nos cenários, aumentando o grau de dificuldade do treinamento e preparando atiradores de alto padrão.