Voa o primeiro helicóptero AW101 destinado ao governo da Noruega

0
1312
Imagem 3  AW101Noruega
Os AW101 da Noruega estão recebendo configuração SAR no estado-da-arte. (Imagem: Finmeccanica)

Hoje aconteceu o voo inaugural do primeiro helicóptero Agusta Westland AW101, um dos 16 exemplares encomendados pelo governo da Noruega. A decolagem inicial aconteceu na planta industrial da Agusta Westland localizada em Yeovil, no Reino Unido.

A aquisição faz parte do programa Norwegian All Weather SAR Helicopter – NAWSARH ( helicóptero de busca e salvamento para qualquer condição meteorológica), que exigiu configuração inédita para o modelo. Em dezembro de 2013, o Ministério da Justiça e Segurança Pública da Noruega assinou contrato firmando a compra do lote e, de acordo com a fabricante, as entregas para a Real Força Aérea da Noruega começarão em 2017 e estão marcadas para encerrar em 2020.

Estão incluídos suporte técnico e treinamento, além de um avançado regime de apoio logístico baseado em performance. Para prover assistência no  treinamento de pilotos será disponibilizado um simulador de voo FFS (Full-Flight Simulator) que ficará também na Noruega.

Entre as inovações incorporadas nos AW101 do NAWSARH, figura um novo sistema de radar de vigilância por varredura eletrônica de matriz ativa (AESA conforme sigla em inglês) com capacidade de cobertura de 360° desenvolvido e produzido pela Finmeccanica Airborne & Space Systems Division. Adicionalmente, os AW101 noruegueses serão dotados de um avançado pacote de equipamento SAR.

Conforme a fabricante, mais de 220 AW101 estão em serviço ao redor do mundo cumprindo um variado leque de missões.

Ivan Plavetz