1º REVO entre helicóptero e avião no Brasil: H-36 Caracal e KC-130 Hércules

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA.

Na última semana, iniciou-se a primeira fase da campanha de certificação do H-36 Caracal e KC-130 Hércules, para a transferência de combustível no ar.

Até o dia 21 de dezembro ocorrem ensaios em solo e em voo.

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) gerencia a operação, que acontece na Ala 11, Rio de Janeiro.

Os testes

No solo, e usando as aeronaves, é reproduzido todo o posicionamento de contato, verificado as distâncias mínimas e máximas, e são checados os procedimentos de segurança para material e pessoal.

REVO entre helicópteros e aeronaves de transporte são críticos sob qualquer aspecto, já que o “cliente” precisa manter uma alta velocidade constante com muita estabilidade em pitch e roll, enquanto o avião de reabastecimento está voando nos mínimos de velocidade e sustentação ampliada.

Normalmente a técnica preconiza um mergulho suave e constante, em ângulo pequeno, de modo a maximizar a velocidade dos vetores. Qualquer erro de julgamento pode ser fatal.

Condições climáticas adversas e falta de visibilidade são agravantes nesse tipo de operação, e portanto, devem ser observados e avaliados continuamente.

O reabastecimento em voo é empregado especialmente em missões C-SAR (busca e resgate de combate), ocasião em que os helicópteros envolvidos voam grandes distâncias em território inimigo, precisando aumentar a autonomia para conseguirem retornar em segurança.

Em diversos outros perfis operativos, como traslados e atuações conjuntas internacionais, a capacidade REVO de helicópteros é primordial, e a Força Aérea Brasileira finalmente integra o rol dos Países qualificados para cumprir esse tipo de missão altamente especializada.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Na tarde de hoje, 27 de maio, um comboio com três viaturas blindadas de transporte de pessoal (VBTP) 6X6 Guarani,...

No dia de hoje, 24 de maio, a Agência de Cooperação de Segurança de Defesa (Defense Security Cooperation Agency – DSCA)...

A capital turca, Istambul, foi palco de discussões sobre segurança e defesa nos dias 21, 22 e 23. A Feira...

De acordo com a portaria nº 443-COTER/C Ex, o Exército Brasileiro (EB), através do Comando de Operações Terrestres (COTER), constituiu...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL