1º REVO entre helicóptero e avião no Brasil: H-36 Caracal e KC-130 Hércules

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA.

Na última semana, iniciou-se a primeira fase da campanha de certificação do H-36 Caracal e KC-130 Hércules, para a transferência de combustível no ar.

Até o dia 21 de dezembro ocorrem ensaios em solo e em voo.

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) gerencia a operação, que acontece na Ala 11, Rio de Janeiro.

Os testes

No solo, e usando as aeronaves, é reproduzido todo o posicionamento de contato, verificado as distâncias mínimas e máximas, e são checados os procedimentos de segurança para material e pessoal.

REVO entre helicópteros e aeronaves de transporte são críticos sob qualquer aspecto, já que o “cliente” precisa manter uma alta velocidade constante com muita estabilidade em pitch e roll, enquanto o avião de reabastecimento está voando nos mínimos de velocidade e sustentação ampliada.

Normalmente a técnica preconiza um mergulho suave e constante, em ângulo pequeno, de modo a maximizar a velocidade dos vetores. Qualquer erro de julgamento pode ser fatal.

Condições climáticas adversas e falta de visibilidade são agravantes nesse tipo de operação, e portanto, devem ser observados e avaliados continuamente.

O reabastecimento em voo é empregado especialmente em missões C-SAR (busca e resgate de combate), ocasião em que os helicópteros envolvidos voam grandes distâncias em território inimigo, precisando aumentar a autonomia para conseguirem retornar em segurança.

Em diversos outros perfis operativos, como traslados e atuações conjuntas internacionais, a capacidade REVO de helicópteros é primordial, e a Força Aérea Brasileira finalmente integra o rol dos Países qualificados para cumprir esse tipo de missão altamente especializada.

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