Sistemas NGIFF para helicópteros NH90 da Marinha da Itália

0
1036

A italiana Leonardo-Finmeccanica foi contratada pela agência NAHEMA (NATO Helicopter Design and Development, Production and Logistics Management Organization) da OTAN para integrar sistemas NGIFF (New Generation Identification Friend or Foe – Identificador Amigo-Inimigo de Nova Geração), designado SIT434/5, na frota de helicópteros NH90 NFH (Nato Frigate Helicopters) da Marinha da Itália.

Avaliado em €11 milhões (R$ 35,95 milhões), o contrato foi firmado logo após o sucesso dos testes de qualificação do sistema. Os NH90 da Marinha da Itália serão os primeiros a ganhar capacidade IFF Mode 5.

Esse equipamento permite identificar forças amigas e distingui-las das ameaças em potencial. Transmite sinais para a aeronave não identificada e verifica automaticamente as respostas recebidas de acordo com um moderno modelo de reconhecimento de senha interrogação/resposta.

Além das forças italianas, o SIT434/5 já foi vendido para inúmeros clientes de exportação. Membros da OTAN necessitarão de equipamentos compatíveis com IFF Mode 5, que oferece  melhorias na segurança de encriptamento. Os sistemas Mode 4 deverão ser aposentados até 2020.

Vale lembrar que o Gripen E (ou NG) terá IFF com tecnologia Mode 5 e recentemente foi demonstrada a capacidade do  inovador IFF-reverso (ar-terra) com o avião de combate Typhoon da Força Aérea da Itália.

 

Ivan Plavetz