Satélite Elétrico Airbus SES-12 é lançado com sucesso.

0
500
O satélite flexível multimissão SES-12 é o terceiro satélite totalmente elétrico da Airbus em órbita.

O SES-12, o 13º satélite construído pela Airbus para a SES (companhia internacional proprietária e operadora de satélites de telecomunicações), foi lançado com sucesso do Cabo Canaveral, na Flórida.

Após a separação do veículo lançador, o mais poderoso satélite totalmente elétrico já lançado completou sua fase de inicialização e começou  suas operações de elevação elétrica de órbita (EOR) conforme planejado.

O SES-12 é o terceiro satélite totalmente elétrico construído pela Airbus em órbita.

Sua carga útil de comunicações incorpora soluções de última geração, em especial antenas de múltiplos feixes ligadas a um processador de sinal digital, que permitem que diversos canais espectrais básicos sejam alocados a vários feixes de uma maneira completamente flexível.

“A Airbus saúda as ambições da SES em termos de inovação e capacidade de resposta em um mercado em rápida evolução, e reconhecemos o seu forte apoio à tecnologia de satélites totalmente elétricos”, disse Nicolas Chamussy, Diretor de Sistemas Espaciais.

“Temos usado, há mais de uma década, a propulsão elétrica para a manutenção de estações, e temos agora em órbita três satélites Eurostar E3000 equipados com a tecnologia EOR”.

A equipe da Airbus já iniciou as operações de elevação elétrica de órbita (Electric Orbit Raising-EOR) do SES-12.

A economia de massa proporcionada pela utilização da tecnologia de EOR totalmente elétrica permite que o SES-12 combine duas missões de alta capacidade, equivalentes a duas cargas úteis convencionais, em uma única espaçonave.

Para cumprir sua missão dupla, o SES-12 opera tanto com feixes amplos quanto feixes pontuais de alto rendimento  para atender às diversas necessidades de conectividade.

O satélite proporcionará uma capacidade de expansão e substituição para atender aos setores de dados fixos, mobilidade, governo e vídeo nas regiões do Oriente Médio e Ásia-Pacífico.

O SES-12 operará nas bandas Ku e Ka com um total de 76 transponders ativos e oito antenas.

Pesando 5.400 kg no lançamento, ele tem uma potência elétrica de 19 kW e operará em órbita geoestacionária na posição de 95° Leste por um período de serviço planejado de mais de 15 anos.