Rockwell Collins apresenta portfólio de produtos

0
2415
Fotos 1 e 2 Rockwell-Collins-PressMeeting.
O KC-390 é o primeiro avião militar a receber a suite de aviônica embarcada integrada Pro Line Fusion®. (Imagem: Rockwell Collins)

A Rockwell Collins reuniu a imprensa com o objetivo de apresentar o portfólio de produtos e planos para o futuro de suas atividades no Brasil.

A expertise abrange aviônica de voo, eletrônica de cabine, comunicações de missão, simulação e treinamento. De acordo com a empresa, a gestão é apoiada por uma força de trabalho global estimada em 20 mil funcionários e uma rede de suporte e serviços que abrange mais de 150 países.

O braço brasileiro da Rockwell atende o mercado local há 40 anos e, recentemente, a empresa intensificou o foco na região para melhor atender ao Ministério da Defesa, às Forças Armadas e outros clientes de defesa e segurança do País.

Conforme anunciado durante o evento, a companhia aumentou a a oferta de emprego no Brasil em 50% desde 2011 para oferecer localmente a gestão de programas, vendas, engenharia de sistemas e serviços, bem como suporte com o objetivo de apoiar os programas brasileiros. Além do programa do novo avião militar de transporte KC-390 da EMBRAER Defesa e Segurança, primeira plataforma militar a receber o sistema integrado de aviônica Pro Line Fusion, a Rockwell Collins também fornece aviônica e comunicações para helicópteros Panther, Fennec, Cougar e EC-725, todos da Helibras.

Parte desse crescimento está sendo impulsionado pela produção local dos painéis de controle e das telas do Pro Line Fusion, além da montagem, testes e reparo de rádios de alta frequência.

Foto 4 Rockwell-Collins-PressMeeting.
O Sistema de comunicações Tru Net possui grande potencial de aplicação de forma integrada com países que possuem fronteiras com o Brasil. (Imagem: Rockwell Collins)

Para a LAAD 2015, a Rockwell está preparando a exibição de duas novidades. A primeira corresponde à rede de comunicações TruNet, e a segunda é o sistema de segurança física ARINC Advanced Information Management.

Graças aos recursos de múltiplas formas de onda, o TruNet é o primeiro sistema do gênero que permite ao usuários civis e governamentais usarem criptografia e formas de onda existentes ou próprias para atender às suas necessidades de missão. Os três principais componentes são os rádios da série Rockwell Collins Airborne Radio (rádio embarcado, ou AR) e Ground Radio (rádio de solo, ou GR) juntamente com a tecnologia avançada portátil para tropas do parceiro estratégico da empresa, a Thales Defense & Security.

Segundo informou, a solução TruNet proporciona capacidades críticas para missão, que se baseiam no desempenho comprovado exigido por combatentes avançados. Os rádios definidos por software (SDRs) do sistema fornecem recursos de múltiplas formas de onda, tanto em banda estreita como banda larga, comunicação em rede Ad-Hoc, dados ponto a ponto, voz e SATCOM de última geração.

Já o sistema de segurança física ARINC Advanced Information Management (AIM) atende às necessidades de segurança e vigilância ininterruptas, disponibilizando uma eficaz estrutura de comando e controle para proteger ambientes estratégicos, tais como instalações militares, usinas elétricas, portos e aeroportos. O ARINC AIM fornece vigilância em tempo real, maior consciência situacional e segurança em locais de infraestrutura crítica.

“Estamos muito animados em apresentar nosso sistema de segurança física ARINC AIM pela primeira vez ao mercado brasileiro e latino-americano na LAAD”, disse Nelson Aquino, presidente da Rockwell Collins no Brasil. “O ARINC AIM poder ser perfeitamente adaptado aos requisitos civis e governamentais do Brasil, com seus recursos de segurança avançados o sistema é extremamente adequado para proteger a infraestrutura crítica do país”, concluiu.

Foto 7 Rockwell-Collins-PressMeeting.
A Rockwell Collins também atua na área de VANTs. (Imagem: Rockwell Collins)

Além das duas novidades, outras tecnologias da Rockwell Collins foram apresentadas para a imprensa, e também estarão em exibição na próxima edição da LAAD:

– Sistema de Comunicação HF Cellular: Rede além da linha de visão segura e ideal para garantir a conexão em regiões remotas, como a região Amazônica;

– Relé de sub-rede (SNR): Comunicações em rede Ad -Hoc móvel para operações marítimas que permitem a movimentação de dados rm redes de banda larga;

– Sistema integrado de aviônica Pro Line Fusion®: O Pro Line Fusion utiliza a tecnologia comercial já em operação aplicadas em aeronaves militares oferecendo recursos avançados com redução nos custos de ciclo de vida. (O sistema está sendo integrado no novo avião de transporte KC-390 da EDS. Durante a LAAD 2015, a Rockwell Collins anunciará detalhes sobre a continuidade da terceira entrega do software para testes de voo do sistema Pro Line Fusion® integrado ao protótipo do KC-390 e a migração da fabricação dos displays e painéis de controle para o Brasil);

– Athena®: Controle e navegação para Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT ). Soluções de controle e navegação de voo confiáveis, redundantes, de preço acessível e de dimensões reduzidas, com mais de 1 milhão de horas comprovadas em ambiente de combate;

– Treinador de procedimentos com aviônica virtual: Treinamento de pilotos utilizando aviônica atualizada, apresentando a cabine Pro Line Fusion do Embraer KC-390;

– Sistema de vigilância persistente para patrulhas: Com segurança de perímetro expansível, permite conhecimento instantâneo de ameaças a instalações e acampamentos

Ivan Plavetz