PROSUB: NUCLEP entrega mais uma seção do submarino SBR-2 Humaitá

0
4872
Imagem 2 PROSUB-SBR-2
A NUCLEP deve entregar todas as partes do SBR-2 até o fim deste ano. (Imagem: Marinha do Brasil)

A Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (NUCLEP) entregou para a Itaguaí Construções Navais (ICN), a segunda seção do submarino SBR-2.

Já denominado pela Marinha do Brasil como Humaitá (S41), a previsão é que todo o casco resistente da unidade seja concluído e entregue até o final deste ano.

O presidente da NUCLEP, Jaime Cardoso, destacou a importância das obras dos submarinos para a empresa e para a indústria nacional. “Um dos grandes trunfos que temos é o trabalho estratégico que é feito na NUCLEP. Nós, ao trabalharmos com esse tipo de obra, estratégica para o país, estamos ocupando 70% do nosso espaço industrial. O governo nos dá essa missão e temos que estar preparados, à disposição da nação, e isso é um ciclo”, afirmou Cardoso.

O SBR-2 é do mesmo modelo do primeiro, o SBR-1 Riachuelo, ambos baseados na classe Scorpene e customizados para serem empregados pela Marinha do Brasil. A construção do SBR-1 e SBR-2 faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), o qual prevê ainda a construção de mais dois submarinos convencionais diesel-elétrico da serie SBR e, também, do futuro submarino brasileiro de propulsão nuclear.

Ivan Plavetz