Países latino-americanos interessados no A400M

Imagem 1 A400M-Am.Lat
(Imagem: Airbus Defense & Space)

Antônio Rodríguez Barberán, responsável pelas vendas da divisão de aviação militar da Airbus Defence & Space, confirmou durante coletiva de imprensa, que há interesse de três países latino-americanos no avião militar de transporte A400M desenvolvido e produzido pela companhia.

De acordo com ele, o mercado latino-americano é um dos principais alvos da companhia, que espera vender a nível global até 300 unidades do A400M nos próximos 30 anos. No curto prazo, a meta é comercializar 50 aviões do modelo nos próximos cinco anos.

Atualmente, a Airbus Defence & Space está prospectando o mercado do continente americano e possíveis vendas em outras partes do mundo como África, Oriente Médio, Sudeste Asiático e Oceania. Durante a coletiva, a Airbus D&S citou que até mesmo os Estados Unidos como potencial cliente, o que cobriria um nicho de mercado ainda não atendido por outros fabricantes; a lacuna que há entre o Lockheed Martin C-130J Super Hercules e o Boeing C-17 Globemaster III.

Sobre a possível venda do A400M para países latino-americanos, Barberán não revelou o nome dos potenciais compradores. O executivo fez comentários sobre as características de destaque do A400M, entre elas, a capacidade de executar missões de apoio humanitário e operar em ambientes de meteorologia crítica como as regiões polares, características que se aproximam dos requerimentos dos três países interessados.

Imagem 2 A400M-Am.Lat
Airbus D&S espera vender seu A400M a países latino-americanos. (Imagem: Airbus Defense & Space)

A respeito dos prazos, Barberán revelou que os contratos poderiam ser assinados entre 2016 e 2017, alertando que no momento há interesse desses países e não negociações de venda. Vale lembrar que o Chile assinou, em 2005, uma carta de intenções correspondente à compra de três A400M para sua Força Aérea, documento posteriormente cancelado.

Em março da 2014, o então comandante da Força Aérea do Chile (FACH), general Jorge Rojas Ávila, visitou as instalações da Airbus D&S de San Pablo (Sevilha) e Getafe (Madrid). A FACH busca um substituto para os veteranos C-130 Hercules, tendo firmado com a EMBRAER Defesa e Segurança carta de intenções com vistas para aquisição de seis KC-390, entretanto, decisão firme em torno do assunto ainda está em aberto.

Ivan Plavetz

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

A empresa grega EODH, em parceria com a belga-espanhola DUMA e a alemã KNDS in Deutschland (antiga Krauss-Maffei Wegmann), apresentou um...

No dia 08 de maio de 2024 acontecerá Helipark, em Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo (SP), a Conferência de Aviação Policial –...

Os anos pioneiros da era do jato na Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira foram marcados pela operação de...

A Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW) publicou, na última sexta-feira, dia 19 de abril, um pedido de cotação...

Comentários

DISPONÍVEL