México recebe jatos Cessna Citation para missões especiais

0
523
(Imagem: Aero Birdsystems)

A israelense Bird Aerosystems está fornecendo sistemas de vigilância, inteligência e observação (ASIO conforme sigla em inglês), embarcados na plataforma aérea Citation da norte-americana Cessna, para a Força Aérea do México. Essas aeronaves foram convertidas para carregar diferentes sensores para compor a suíte ASIO, e receberam novos motores turbofan Williams FJ44.

De acordo com Shaul Mazor, vice-presidente de marketing e desenvolvimento de negócios da companhia, o sistema ASIO é uma plataforma multifuncional desenvolvida para tarefas militares e monitoramento ambiental.

Conforme a Bird Aerosystems, o México adquiriu o sistema para monitorar infraestruturas críticas, linhas de condução de petróleo e derivados, e estações de energia.

Mazor informou que o Citation modificado pode ser ofertado para venda direta ou através de contrato de leasing. Essas formas de contratação permitem entregar o sistema de acordo com prazos relativamente curtos, possibilitando oferecer aos usuários soluções operacionais imediatas.

O sistema ASIO inclui tipicamente uma câmera eletro-óptica/infravermelha de alta resolução, radar de abertura sintética (SAR conforme sigla em inglês), carga útil de inteligência eletrônica e de comunicações, radar de visada lateral e sistema de comunicações via datalink.

 

Ivan Plavetz
Fonte: Flight Global

SEM COMENTÁRIOS