Corvetas K-130 com SATCOM TNX-100 

0
2183
Corveta_K130_em_Recife_2012_Roberto_Caiafa
Exemplar da corveta Classe K130 “Braunschweig” no porto de Recife, durante visita ao Brasil em 2013. (Imagem: Roberto Caiafa)

A empresa espanhola Indra, em colaboração com a alemã Atlas Elektronik, será responsável por equipar as corvetas da categoria Braunschweig (K-130) da Marinha Alemã com cinco terminais de comunicações por satélite (Satcom) TNX-100. O projeto, com duração de três anos, contempla a fabricação, integração e testes, documentação eletrônica e o treinamento das tripulações.

Este terminal já foi implantado em diversas belonaves espanholas mais modernas, como por exemplo, o navio de projeção estratégica Juan Carlos I ou as fragatas F-100. O sistema, que conta com duas antenas estabilizadas de 1,5 metros de diâmetro, é capaz de transmitir e receber dados simultaneamente até 4 Mbps de velocidade. Especializada em comunicações via satélite e especificamente para plataformas em movimento, a Indra já forneceu anteriormente seus sistemas Satcom à Marinha Alemã, para equipar as fragatas do tipo F-122, seis navios auxiliares da categoria Elbe e submarinos do modelo U212.

No caso dos submergíveis, estes sistemas subaquáticos estão baseados em antenas estabilizadas especiais que oferecem, segundo a Indra, velocidades de transmissão e recepção superiores aos sistemas disponíveis no mercado. O contrato do terminal TNX-100 para as K130 soma-se a uma série de projetos que a Marinha alemã encomendou à Indra, desde 2003, para implantar sistemas de defesa eletrônica capazes de detectar sinais de radar e identificar as ameaças, ajudando a neutralizá-las em seguida.

Roberto Caiafa