AF-1C Falcão biplace realiza primeiro voo

0
2070
AF-1C_falcao_MB
O AF-1C N-1022 voa somente no prime, em Gavião Peixoto (SP). (Imagem: DAerM)

No último dia 20 de janeiro, e a partir das instalações da Embraer Defesa & Segurança de Gavião Peixoto, unidade de Defesa do grupo, realizou seu primeiro voo-teste o modelo blipace AF-1C modernizado pela EDS em conjunto com empresas israelenses.

O Falcão de dois assentos deverá se unir à campanha de ensaios com o modelo monaplace já entregue, avançando o programa dos protótipos mesmo apesar dos óbices registrados pela EDS e pela Marinha do Brasil com relação aos repasses de verbas por parte do Governo Federal.

N-1022_antes
O N-1022 antes da modernização tinha essa aparência (Imagem: Roberto Caiafa)

Esses aviões dispõem de aviônica digital atualizada compatível com NVG, novos computadores de missão, radar talhado para missões ar-mar e ar-ar, e empregarão novas armas produzidas no Brasil, entre elas a versão lançada do ar do MANSUP e o míssil MAR-1 antiradiação, capaz de “cegar” navios inimigos atingindo suas antenas eletrônicas.

Apesar de não ocorrer a troca de motor, o atual em uso está sendo revisado em Israel para a condição de novo. O aparelho conta com novo sistema elétrico, hidráulico, ar-condicionado e piloto automático, uma avançada suíte de comunicações para emprego em ambiente naval.

Espera-se a entrega desses dois aparelhos modernizados ainda em 2016, para que o treinamento dos aviadores navais possa ser iniciado no novo modelo.

Roberto Caiafa
Fonte: DAerM