30 anos de operação do Reator Nuclear IPEN/MB-01 (Marinha).

0
813
Almirante de Esquadra Bento discursa durante cerimônia comemorativa dos 30 anos do Reator Nuclear IPEN/MB-01.

O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) participou, no dia 9 de novembro, da celebração dos 30 anos do Reator Nuclear IPEN/MB-01 nas dependências do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

O evento foi marcado pela entrega do novo núcleo com elementos combustíveis do tipo placa, idênticos ao que serão utilizados no Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), cujo projeto está em início de execução pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

O evento fez referência às três décadas de operação do IPEN/MB-01, desde a sua primeira criticalidade em 1988 e de otimismo quanto ao futuro, com as perspectivas de simular a física de nêutrons do núcleo do RMB.

Nos últimos 30 anos, o Reator Ipen/MB-01 vem desempenhando um papel preponderante no desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro (PNB), como importante centro de treinamento para operadores de reatores, e onde pesquisas relevantes sobre Física de Reatores e Instrumentação Nuclear são realizadas.

Diretor-Geral da DGDNTM, Almirante de Esquadra Bento; o Presidente da CNEN, Paulo Roberto Pertusi, e o Superintendente do IPEN, Wilson Aparecido Parejo Calvo descerram a placa comemorativa

Reator Ipen/MB-01 representa marco para a tecnologia nuclear nacional, mostrando a autonomia em enriquecimento de urânio, a fabricação de combustíveis nucleares para reatores de pesquisa, e projeto ao colocar em operação um reator nuclear experimental que é referência mundial para qualificação de metodologia de física de reatores.