Saab entrega proposta final do Gripen à Finlândia

0
850

A Saab, com forte apoio do governo sueco, apresentou sua proposta final (“Best and Final Offer” – BAFO) à agência de defesa finlandesa para o Programa HX. De acordo com o planejamento do cliente, a decisão deve ser anunciada no final de 2021.

A proposta compreende 64 caças Gripen E e um extenso pacote de armas, bem como duas aeronaves GlobalEye Airborne Early Warning & Control (AEW&C). Em janeiro de 2021, o cliente solicitou o envio de uma BAFO para substituir as aeronaves F/A-18 C/D Hornet da frota atual. A solução proposta apresenta a mais recente tecnologia para um dinâmico e desafiador cenário operacional.

O Gripen foi construído para derrotar as ameaças da região e responde muito bem aos requisitos do cliente. Além disso, o caça é projetado para operar em estradas em um clima rigoroso e para permitir uma fácil manutenção por mecânicos conscritos. A oferta ainda inclui algumas das armas mais avançadas, como o Meteor para alvos aéreos de média e longa distância, o IRIS-T para alvos aéreos de curta distância, SPEAR para alvos terrestres de média distância e o KEPD350/Taurus para ataque de longo alcance em missões contra alvos terrestres.

O GlobalEye oferece recursos de sensor adicionais exclusivos para operações conjuntas com o Gripen, além de fornecer benefícios para todas as forças de defesa finlandesa, oferecendo um efeito combinado poderoso. Como um ativo estratégico, atenderá todo o espectro operacional, fornecendo informações vitais para a Finlândia.

“Com as excelentes capacidades e disponibilidade do Gripen, a Finlândia pode renovar sua frota de caças sem comprometer o número de aeronaves. Graças a um custo de ciclo de vida verdadeiramente competitivo, as Forças de Defesa Finlandesa serão capazes de permanecer dentro das metas orçamentárias e até mesmo garantir uma margem para outras capacidades vitais de defesa nos próximos anos”, disse Micael Johansson, presidente e CEO da Saab.

“Já com o GlobalEye, oferecemos recursos adicionais significativos de sensores que fornecerão informações estratégicas e em tempo real ao Gripen e a todas as forças de defesa combinadas. Estamos felizes em incluir o GlobalEye como a plataforma AEW&C mais avançada do mundo”, continua Johansson.

A proposta também inclui equipamento e serviços associados necessários à operação do sistema, feito por meio de um amplo programa de cooperação industrial, cujo objetivo é construir capacidades de segurança de abastecimento na Finlândia. Isso inclui a transferência para a indústria local de recursos de manutenção, reparo e revisão e produção de peças, bem como montagem final de motores e aeronaves. A Saab também estabelecerá um Centro de Sistemas para Gripen e GlobalEye no país, para garantir operações independentes e crescimento contínuo dos sistemas até 2060.

A Finlândia é considerada um mercado importante para a Saab, sendo que a empresa possui uma longa história no país e está em constante expansão de suas atividades, estabelecendo parcerias com a indústria e o meio acadêmico locais. Recentemente, a Saab iniciou uma extensa cooperação de pesquisa com a Aalto University, estabeleceu um Centro de Tecnologia em Tampere, onde emprega mais de 50 engenheiros, e tem ampla cooperação com o Centro de Pesquisa Técnica VTT e várias empresas de defesa finlandesas.

Fonte: Saab do Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here