Saab apresenta novo avião de alerta aéreo antecipado e controle GlobalEye.

0
3091
O contrato de desenvolvimento e produção do GlobalEye entre a Saab e a Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos foi assinado em novembro de 2015.

A Saab apresentou sua primeira aeronave de alerta aéreo antecipado e controle GlobalEye (AEW&C,Airborne Early Warning & Control) na sede da empresa em Linköping, na Suécia.

O GlobalEye é um sistema avançado de monitoramento aéreo baseado em um avião a jato Global 6000 da Bombardier, convertido para receber os consoles de equipamentos radar e seus operadores.

O contrato de desenvolvimento e produção do GlobalEye entre a Saab e a Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos foi assinado em novembro de 2015, durante o Dubai Air Show.

A nação do Oriente Médio por hora é o único comprador da aeronave. O país também tem em sua frota duas unidades do turbo-hélice Saab 340 AEW&C, com uma versão anterior do radar Erieye, similar ao usado pela Força Aérea Brasileira (em processo de atualização).

O lançamento marca uma etapa significativa no programa. A empresa sueca está anunciando o GlobalEye AEW&C como uma plataforma multifuncional que combina vigilância aérea, marítima e terrestre em uma única solução.

O GlobalEye reúne um conjunto completo de sensores sofisticados, incluindo o novo radar de longo alcance Erieye ER, desenvolvido pela Saab Electronic Defence Systems (ex-Ericsson Microwave Systems).

Segundo o fabricante, o equipamento pode encontrar outras aeronaves voando a cerca de 650 km de distância. O novo “avião-radar” da Saab ainda é projetado para realizar patrulhas com varreduras de sensores tanto sobre regiões  terrestres quanto em regiões marítimas.