ÁREA DO CLIENTE

Os blindados do Centro-Oeste chegam a Manaus

Na manhã desta terça-feira, 30 de janeiro, chegou ao Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), em Manaus (AM), o comboio fluvial de material militar, composto por viaturas blindadas, para reforçar a capacidade operacional e logística da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), força de prontidão do Comando Militar da Amazônia (CMA), dentro do contexto da “Operação Roraima”.

O comboio foi recebido pelo o comandante do Exército Brasileiro (EB), general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, no porto do CECMA, que era composto por um total de 50 viaturas, oriundas do Comando Militar do Oeste (CMO), com destaque para as 14 viaturas blindadas multitarefas (VBMT) 4X4 Guaicurus, oito viaturas blindadas de transporte de tropa (VBTP) 6×6 Guarani, seis viaturas blindadas de reconhecimento (VBR) 6×6 Cascavel, além de viaturas administrativas e operacionais que serão incorporadas ao 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado (18º RC Mec), com sede em Boa Vista (RR).

O General Tomás destacou que a chegada dos blindados é resultado do planejamento do EB para reforçar e priorizar a Amazônia, mencionando a transformação do esquadrão de Cavalaria mecanizada de Boa Vista em regimento e o reforço a 1ª Bda Inf Sl. Este movimento está alinhado com o Plano Estratégico do Exército, que pretende aumentar o efetivo de tropas em 10% no CMA e no Comando Militar do Norte (CMN).

Os materiais foram transportados por mais de 3.500 quilômetros, desde Campo Grande (MS) até Manaus, e depois seguem por via terrestre até Boa Vista (RR).

COMUNICAÇÕES

Com objetivo de aumentar a capacidade de Comando e Controle e interoperabilidade entre as viaturas que atuam no 18º RC Mec, foram instalados, com apoio do 1º Pelotão de Comunicações de Selva (1º Pel Com Sl), os radios RF 7800 V 51X nas VBR EE-9 Cascavel da unidade.

Desta forma, todas as viaturas de combate (Guarani, Guaicurus e Cascavel), incluindo as recém incorporadas, estão dotadas dos mesmos equipamentos rádio possibilitando uma comunicação tática eficiente e segura.

 Com informações e imagens do CMA e 18º RC Mec

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *