Operação Culminating – A estreia do KC-390

0
1009

Nos dias 29 e 30 de janeiro, o KC-390 Millennium FAB 2855, pertencente ao Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), o “Esquadrão Zeus”, cumpriu mais uma etapa inédita na Força Aérea Brasileira (FAB), realizando voos no primeiro exercício operacional no exterior que a aeronave participa: o Exercício Culminating, que esta sendo realizado em Louisiana, Estados Unidos, até o próximo dia 05 de fevereiro.

Os voos realizados pelo KC-390 foram atividades de familiarização e tiveram o objetivo de ambientar a tripulação com relação aos procedimentos locais de operação aérea. A aeronave cumpriu trajetos semelhantes aos que serão executados durante a missão de Assalto Aeroterrestre para lançamento de paraquedistas do Exército Brasileiro (EB), em conjunto com as aeronaves C-17 Globemaster III e C-130J Super Hercules da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).

“Nesses voos de familiarização, tivemos a oportunidade de fazer todos os procedimentos simulados de lançamento de paraquedistas. Tudo aconteceu conforme o planejado”, explica um dos integrantes da tripulação do KC-390, major aviador Bruno Américo Pereira.

A participação no Exercício Culminating é fundamental para o aprimoramento da utilização da aeronave. A capacidade operacional e de atuação do KC-390, que teve sua primeira unidade entregue à FAB em setembro de 2019, são obtidas mediante o acúmulo de experiências em exercícios, além de possibilitar o desenvolvimento doutrinário para a utilização segura da aeronave.

De acordo com o coordenador do Exercício, major Daniel Elias Souza, o treinamento proporciona desenvolver a doutrina da aeronave. “Nós temos a oportunidade de voar com as aeronaves de outros países e ver que o KC-390 realmente é um avião excelente para ser empregado em Forças Aéreas”, ressaltou.

Segundo o capitão Rafael da Silva Costa, mestre de salto do EB, foi simulado um trabalho de portas prévio ao salto dos paraquedistas. “É uma satisfação muito grande fazer parte desse momento e auxiliar para que tudo ocorra dentro da segurança e dos procedimentos previstos”, destacou.

Texto: tenente jornalista Iris Vasconcellos / Agência Força Aérea
Fotos: sargento Bianca Viol / CECOMSAER

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here