HITFIRE, a nova torre de 155mm da Leonardo

A empresa italiana Leonardo apresentou sua nova torre de 155mm de 52 calibres, a HITFIRE.

Trata-se de um sistema altamente automatizado, para missões de apoio de fogo com alta cadência de tiro e excelente precisão, que integra o obuseiro Leonardo155/52, inteiramente desenvolvido e produzido pela empresa e que oferece o alcance máximo possível com a artilharia moderna, bem como o sistema de armas remotamente controlado (SARC) HITROLE, de 30x113mm, para proteção de proximidade e contra sistemas antiaéreos não pilotados (SARP).

Para garantir total interoperabilidade, o novo conjunto eletrônico da torre compartilhará tecnologias comuns com o sistema C5I (Comando, Controle, Comunicação, Computador e Inteligência) já em serviço no Exército Italiano, e com a eletrônica do futuro A2CS (Army Armoured Combat System, ouSistema de Combate Blindado do Exército) e do seu novo Carro de combate principal (MBT). Também será compatível com o JDIFSS (Sistema Conjunto Digital de Apoio de Fogo Indireto), uma arquitetura de comando e controle para o gerenciamento digitalizado e integrado do apoio de fogo indireto para plataformas navais e terrestres.

Graças ao seu tamanho e peso compactos, a torre pode ser integrada em diversas plataformas: como caminhões e viaturas blindados 8X8 ou 10X10, e até mesmo sobre lagartas (N.E.: atendendo a Nova Família de Blindados sobre Lagartas do Exército Brasileiro). Um estudo está em andamento para instalar a nova torre em um chassi sobre rodas derivado do Veículo Blindado Médio VBM 8X8 Plus, maximizando a comunalidade tecnológica e logística com a família VBM já em serviço. A integração da torre HITFIRE com este chassi resultaria em um novo sistema autopropulsado sobre rodas para apoio de fogo de longo alcance.

Desde as fases iniciais do projeto, a viabilidade de implementar um sistema de carregamento automatizado (baseado em interfaces externas dedicadas e operável sem intervenção humana) tem sido avaliada, assim como módulos de recarga logística. Será capaz de empregar munições de artilharia de tipo convencional, e/ou de alcance estendido, como as da família de munições guiadas Vulcano 155, da Leonardo.

A HITFIRE é a mais recente adição à família de torres da Leonardo, que inclui a torre HITFACT MkII, de 120/105mm; a torre HITFIST 30, nas versões tripulada e não tripulada leve (UL); e as torres HITROLE, de 12,7x99mm e 30x113mm.

O desenvolvimento independente do novo tubo de 155/5 mm resulta de investimentos significativos que a Leonardo realizou nos últimos anos em sua fábrica em La Spezia, visando o desenvolvimento de novas tecnologias e a expansão da capacidade de produção. O uso de softwares avançados — como as mais recentes ferramentas de modelagem mecânica para simulação virtual de estruturas complexas — juntamente com máquinas de produção digitalizadas, permite a otimização de tempos e custos de processamento, a redução de riscos tecnológicos e processos industriais mais sustentáveis.

Atualmente, a Leonardo é a única empresa na Europa capaz de produzir armas de múltiplos calibres para aplicações terrestres e navais. A produção atual inclui os sistemas 20×102, 20×128, 25×137, 30×113, 30×173, 40/70, 76/62, 105/52, 120/44, 120/45, 120/55, 127/54, 127/64, 155/39 e 155/52, e a empresa pretende atingir uma capacidade de produção superior a 800 unidades por ano para atender às demandas do mercado global.

Imagens: Leonardo


Fonte: Leonardo Group

COMPARTILHE

Respostas de 5

    1. Daniel, as viaturas foram oferecidas sim, mas não se sabe se serão produzidas, pois são apenas projetos conceituais, que ainda tem muito desenvolvimento pela frente.
      Porém essa torre pode provavelmente poderá ser adaptada em qualquer das viaturas que atendem aos requisitos do projeto da Nova Família de Blindados Sobre Lagartas do EB.

  1. Com a compra da Iveco Defense pela Leonardo bem que esta poderia fincar os pezinhos aqui.
    O EB poderia adotar várias torres da Leonardo para seus Guaranis e, quiçá, para seus futuros MMBT e IFV.
    Poderia até mesmo adotar uma nova torre 30mm, dado que comprou poucas unidades da UT30BR2, o que torna pouco relevante a padronização em torno dela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *