Giacomo Cavanna, Ares Osservatorio Difesa (*)
O Exército Italiano (EI) está se preparando para uma profunda transformação de seus veículos blindados, resultado da colaboração entre Leonardo e Rheinmetall. A atenção está voltada tanto para o desenvolvimento de um novo carro de combate (“main battle tank” – MBT) baseado no sistema Panther, quanto para a renovação da frota de viaturas blindadas de combate de fuzileiros (“infantry fighting vehicle” – IFV), em referência ao programa Armoured Infantry Combat System (AICS).
Durante sua apresentação, a viatura Lynx, retirado da linha de produção húngara, foi apresentada no campo de provas Nettuno, em Roma, sendo e submetido a uma série de testes que destacaram seu potencial para uso futuro na Itália.
LEONARDO E RHEINMETALL

O nascimento da “joint venture” Leonardo Rheinmetall Military Vehicles (LRMV) representa um momento-chave no fortalecimento da indústria de defesa italiana. Durante o evento, o coronel Paolo Ambrosanio ilustrou as capacidades do centro de testes da em Nettuno, enquanto David Höder, presidente designado da Rheinmetall para a JV, confirmou o acordo de compartilhamento de trabalho entre as duas entidades e Laurent Sissmann, CEO designado da Leonardo para a JV, ilustrou as etapas necessárias para o estabelecimento da RTI e empresa.

A solução encontrada prevê uma divisão equitativa dos contratos entre Leonardo e Rheinmetall, com uma subcontratação adicional à Rheinmetall Italia por aproximadamente 10% do valor total, garantindo assim um impacto econômico e de emprego significativo no território italiano.

Para agilizar o processo burocrático e comercial, está prevista a criação nos próximos dias de um agrupamento empresarial temporário (AET), que atuará como intermediário entre o Ministério da Defesa e a equipe industrial, permitindo o início da fase de oferta para a solicitação de proposta relacionada.

O PROGRAMA AICS E O LYNX

O programa AICS, fortemente baseado na plataforma modular Lynx, prevê a aquisição de até 1.050 unidades, distribuídas em uma série de fases:

- Fase Operacional Urgente (UOR): Prevê a entrega inicial de cinco Lynx na configuração húngara, posteriormente equipados com a torre Leonardo HITFIST 30 (torre na foto acima montada no casco de um Centauro II). As interfaces gráficas e os manuais serão traduzidos do húngaro para o italiano;
- Preenchimento de lacunas: Produção de 11 Lynx com a torre já integrada, para preencher lacunas operacionais;
- AICS Fase I: Desenvolvimento de protótipos para todas as variantes solicitadas pelo Exército, acompanhado da construção de um demonstrador estático e seis protótipos destinados ao processo de validação e verificação; e
- AICS Fase II: Contrato para a produção em série de todas as variantes.
Entre as variantes planejadas, destacam-se cinco configurações principais, sendo elas:
- Viatura blindada de combate de infantaria (VBC Fuz), armada com o novo canhão Leonardo X-Gun, de 30x173mm;
- Carro de combate leve (“medium main battle tank” – MMBT), equipado com a torre Leonardo HITFACT com um canhão de 120mm;
- Versão de defesa aérea, com possibilidade de empregar a torre Skyranger 30; e
- Versão porta-morteiro.

O NOVO CARRO DE COMBATE

Paralelamente ao programa AICS, está em andamento o desenvolvimento do novo MBT, que terá a produção de 132 carros de combate baseados na plataforma Panther, integráveis em quatro configurações e completados por aproximadamente 140 viaturas blindadas especializadas, nas versões lança-ponte, recuperador e engenharia. O projeto inclui fases de desenvolvimento, prototipagem e serialização, com as entregas das primeiras viaturas especializadas já planejadas para 2027.
A produção será distribuída entre a Alemanha e a Itália, enquanto a fabricação dos cascos seguirá um modelo binacional, a produção dos canhões de 120mm terá uma parte significativa realizada na Itália, graças aos investimentos da Leonardo destinados a aumentar a capacidade de produção de sua planta em La Spezia. Neste cenário, a especialização italiana se concentrará em componentes chaves como o conjunto motor/transmissão (“powerpack”), sistemas de proteção passiva, aquisição de alvos, sistema de controle de fogo e o comando e controle (C2D/N EVO C4I), garantindo a “italianização” do produto final.

Durante as sessões de testes, a viatura Lynx foi submetida a rigorosos testes balísticos e de mobilidade.
Os testes incluíram disparos do armamento principal, o canhão Rheinmetall MK30-2 de 30x173mm, e do secundário, a metralhadora de 12,7x99mm, tanto de posições estáticas quanto em movimento.
Também foram testados a munição ABM/KETF (“air burst munition/kinetic energy time fuze”) e o sistema de ocultação do Lynx, projetado para reduzir a visibilidade do veículo tanto óptica quanto infravermelha. Essas operações confirmaram a confiabilidade e o alto desempenho do sistema, colocando-o como uma solução competitiva no mercado internacional.

OBJETIVO DE EXPORTAÇÃO
O complexo programa conjunto prevê a entrega total de 1.347 veículos, incluindo 272 MBT e 1.050 veículos AICS, com um estoque adicional de 16 unidades Lynx na configuração UOR.
Além de responder às necessidades operacionais do Exército Italiano, o projeto abre perspectivas interessantes de exportação: em particular, as variantes de tanques leves e de defesa aérea podem atrair o interesse de diversos países (N.E.: como o Brasil), expandindo o mercado potencial para cerca de 700 unidades nos próximos 10 anos.
O novo programa da LRMV representa um passo decisivo na modernização das forças blindadas italianas, com forte impacto tanto no campo operacional quanto no industrial. A colaboração entre Leonardo e Rheinmetall não apenas fortalece as capacidades de defesa nacional, mas também estabelece as bases para a competitividade internacional que pode se traduzir em oportunidades significativas de exportação.

Imagens: LRMV (apresentação), Ares Difesa
Tradução e adaptação: Paulo Bastos

(*) Ares Osservatorio Difesa é uma Associação Cultural italiana, fundada em 12 de abril de 2019, em Roma, para a análise e estudo de questões nacionais e internacionais relacionadas às áreas de defesa e segurança, e parceira de Tecnologia & Defesa no intercâmbio de informações, para manter os leitores atualizados das notícias importantes que ocorrem entre os dois países.
Respostas de 4
A Itália tem sido um confiável parceiro do EB. Tomara que nossa parceria aumente ainda mais.
esse lynx vai ser um forte candidato ao vbc fuz e vbc cc
família completa!
espero ver estes no EB
Panther e Lynx seriam o sonho de consumo do EB. Dupla fantástica. Pena que nunca veremos os mesmo no EB, pelo menos novos, não. Talvez daqui uns 20 ou 30 anos recebamos alguns de 2ª mão.