Guarani 2.0 – A proposta da IDV

Durante a LAAD Defence & Security 2025, o maior e mais importante encontro das indústrias de defesa e segurança da América Latina, realizada entre os dias 1 e 4 de março, a IDV LATAM, responsável pela produção da viatura blindada de transporte de pessoal (VBTP) 6X6 Guarani, apresentou algumas propostas para o projeto de evolução e melhorias comumente chamado de “Guarani 2.0”, baseados nas experiências relatadas pela tropa e na produção das versões de exportação.

O veículo em questão era da versão antiaérea (viatura lançadora – unidade de tiro), equipada com um lançador triplo do míssil RBS 70 NG do sistema MSHORAD (Mobile Short Range Air Defense), da Saab.

Dentre as alterações visíveis da proposta, destacamos:

  • Novo conjunto de iluminação, mais eficiente, robusto e modular, permitindo seja substituído rapidamente, caso sofra algum dano;
  • Novo sistema de câmeras, com cobertura de 360º, que aumenta a consciência situacional do comandante e motorista;
  • Novos estribos e apoios laterais para agilizar o embarque e desembarque da tripulação;
  • Suportes para galões na parte traseira, similar ao adotado nos Guarani das Filipinas;
  • Novo desenho do “quebra-ondas”, mais hidrodinâmico, que permite uma maior eficiência e velocidade nos deslocamentos sobre à água; e
  • Capô rebatível, que permite uma maior agilidade no acesso ao conjunto de força (“powertrain”).

Outras mudanças também estão sendo propostas, porem, devido ao sigilo do projeto, normal em programas militares, a empresa não pode divulgar, porém Tecnologia & Defesa seguirá acompanhando este projeto e divulgará todas as suas informações assim que estas forem liberadas.

A IDV E SEUS VEÍCULOS NA LAAD 2025

Além do Guarani 2.0 antiaéreo, outras viaturas da IDV estavam presentes na LAAD.

No estande da IDV, o maior destaque foi a presença de um das viaturas blindadas de combate de Cavalaria (VBC Cav) 8X8 Centauro II, adquiridas pelo Exército Brasileiro (EB). Esta foi sua primeira apresentação ao público.

Além deste, estava também um Guarani na versão Posto de Comando (atualmente está em desenvolvimento para o EB), uma viatura blindada multitarefa (VBMT) 4X4 Guaicurus e seu CTM (Centro de Treinamento Móvel), além de outras que estavam tanto em seu estande quanto no de outras empresas, como viatura radar do Guarani que estava no da SAAB.

No estande da Saab estava uma VBC AAe Rdr Guarani, do sistema MSHORAD, com radar Giraffe 1X


O espaço da IDV foi muito visitado por autoridades, tendo destaque a visita do ministro da Defesa José Múcio Monteiro Filho; do comandante do EB, o general de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; do Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD) Heraldo Luiz Rodrigues, dentre outros.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *