FAB recebe seu terceiro KC-390 Millennium

1
3240

Pousou hoje, dia 27/06, as 16:35 hs, na na ALA 2 – Base Aérea de Anápolis (BAAN), o FAB 2855, a terceira unidade da Aeronave Multimissão EMBRAER KC-390 Millennium. Esta se juntará as outras duas (2) unidades já em operação no Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), o Esquadrão ZEUS, em Anápolis/GO.

Conforme nota da Agência Força Aérea: “O recebimento celebrou a realização do primeiro translado do KC-390 por tripulação exclusivamente composta por integrantes do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), tendo sido o Comando de Preparo (COMPREP) o responsável pelo desenvolvimento da doutrina utilizada no preparo operacional dos tripulantes. A entrega da aeronave aconteceu com o tradicional batismo”.

A primeira aeronave, a FAB 2853, foi recebida em 04 de setembro de 2019, em uma solenidade foi presidida pelo Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez, além de diversas outras autoridades, e a segunda, o FAB 2854, em 13 de dezembro.

O EMBRAER KC-390 Millennium é um bimotor a jato, com capacidade de transportar até 23 toneladas de cargas, ou 80 militares equipados ou 66 paraquedistas em uma configuração de transporte de tropa, e pode alcançar uma velocidade máxima de 870 km/h. Ele executa missões de transporte de cargas, lançamento de paraquedistas, reabastecimento em voo de outras aeronaves equipadas com sonda IFR (incluindo outro KC390) e, após rápida reconfiguração com o kit adequado, pode também atuar em missões de combate a incêndios a partir do ar.

Essas Aeronaves estão se mostrando indispensáveis no apoio que a Força Aérea Brasileira vem dando aos Estados do Brasil no apoio ao combate à pandemia da COVID-19.

Fotos e vídeo: Agência Força Aérea

REFERÊNCIA

BRASIL. FAB. KC-390. Disponível em https://www.fab.mil.br/kc390/

1 Comentário

  1. EU OUVIA FALAR MAIS DO TAL GRIPEN (que espera-se até hoje) DO QUE O KC-390.
    O KC-390 JA ESTÁ EM OPERAÇÃO COM TRÊS UNIDADES JÁ ENTREGUES, E O GRIPEN…….NEM SINAL NO HORIZONTE.
    *PARABENS* *À * *EMBRAER*. !!!!!!!

    QUE NAO SEJA VENDIDA PARA O COMUNISMO CHINÊS !!!!!!!!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here