Exército recebe a segunda portada IRB e mais caminhões Tatra 8X8

No dia de ontem, dia 09 de setembro, começaram os trabalhos de desembarque e transporte do segundo conjunto da portada IRB (Improved Ribbon Bridge), da empresa General Dynamics European Land Systems e adquirida no início de 2019, no Porto do Rio Grande (RS).

Esse conjunto se destina ao 12º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (12º BE Cmb Bld), o Batalhão Marechal Enéas Galvão, de Alegrete (RS), e é composto por:

  • Cinco módulos da portada, sendo três centrais e dois de rampa;
  • Quatro caminhões de 12 toneladas, 8X8, modelo Tatra T-815-2;
  • Uma embarcação de manobra;
  • Equipamentos extras, ferramental e acessórios.
Embarcação de manobra da portada Pesada IRB, do 5º BE Cmb Bld, durante um exercício em agosto deste ano (Foto CMS)

Além da portada completa, chegou também mais um caminhão 8×8 Tatra e outros equipamentos, destinados a completar a dotação do conjunto do 5º BE Cmb Bld, de Porto União (SC), que recebeu sua portada, incompleta, no final de outubro de 2019.

Chegada dos cinco novos caminhões 8x8 Tatra T-815-2 (CMS)

As equipes do 5º e 12º BE Cmb Bld, juntamente com o 3º Grupamento Logístico (3º Gpt Log), já estão no porto, recebendo o material, e iniciando os processos logísticos para o transporte dos contêineres e viaturas para seus destinos.

Equipe do 5º BE Cmb Bld no Porto de Rio Grande, colocando os componentes faltantes em seus transportes (Foto 5º BE Cmb Bld)

 

Equipe do 12º BE Cmb Bld no Porto de Rio Grande (Foto CMS)

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

A equipe de Tecnologia & Defesa esteve a bordo do super navio-aeródromo USS George Washington (CVN 73), um navio de...

De acordo com o Portal da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, autorizou...

O Grupo EDGE e a Fincantieri assinaram hoje, dia 20 de maio, um acordo que formaliza o lançamento da MAESTRAL,...

No ultimo sábado, dia 18 de maio, às 16h29 local, um caça Lockheed Martin F-35C Lightning II da US Navy...

Comentários

8 respostas

  1. Noticia maravilhosa.
    A matéria descreve Quatro caminhões 8×8, no vídeo vemos 5 caminhões se movimentando no porto.
    se o vídeo for do desembarque relacionado a matéria

    1. Meu caro Bueno, olha a falta de atenção 😉
      “Além da portada completa, chegou também mais um caminhão 8×8 Tatra e outros equipamentos…”

      1. Creio que ele não saiba que uma portada completa tem quatro caminhões e a portada anterior chegou com apenas três caminhões, então pelo que eu entendi é que dessa vez vieram os quatros caminhões para a portada que ficara no RS e mais um caminhão e equipamentos para complementar a portada anterior de SC, portanto vieram cinco caminhões como mostra o vídeo, é isso ou entendi errado?

  2. Excelente caminhão! Quem sabe o blindado 8×8 não seja desenvolvido sob o chassi desse excelente veículo.

  3. Coisa linda esses Tatra. Com a instalação da fábrica espero que aumente as encomendas para o EB. Servi no 13º GAC, o batalhão vizinho (3º BECmb) dava um show de operacionalidade. Chuto que ele será o próximo a receber essa nova portada e seus 4 Tatras.

  4. Oi! Eu tenho uma pergunta. Existem 5 módulos e um BEB que devem ser transportados. Mas apenas 4 caminhões. Como as duas partes restantes são transportadas? Os reboques são adquiridos para isso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL