Exército recebe modernas portadas IRB e caminhões TATRA 8×8

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Os Tatra 8x8 desembarcando no Porto de Paranaguá (Foto 5º BE Cmb Bld).
Os Tatra 8×8 desembarcando no Porto de Paranaguá (Foto 5º BE Cmb Bld).

No final de outubro de 2019, desembarcaram no Porto de Paranaguá-PR as viaturas, os módulos Centrais e de rampa das novas Portadas IRB System, da empresa General Dynamics European Land Systems, adquirida no início deste ano, e destinadas ao 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (5º BE Cmb Bld), o Batalhão JUAREZ TÁVORA, de Porto União-SC.

 

A equipe de Logística do 5º BE Cmb Bld recebeu esse sistema e realizou todos os preparativos de translado do Porto a unidade em duas etapas, sedo o primeiro lote recebido no dia 25 e o segundo no dia 28, ambos sendo transportados em viaturas especializadas, chegando à unidade no dia seguinte.

Os 4 novos VTE-Eng TRNP PRTD 8×8 Tatra chegaram ao 5º BE Cmb Bld no dia 29 de outubro (Foto 5º BE Cmb Bld).

A aquisição desse equipamento se deu dentro do Programa Estratégico do Exército OCOP (Obtenção da Capacidade Operacional Plena), visando a modernização de sua Engenharia de Combate com a aquisição de pontes de alta capacidade e multifuncionais, e o pedido para aquisição desse material foi emitido no final de 2017.

 

O IRB, ou Improved Ribbon Bridge, é sistema para travessia de rios ou lagos, funcionando como uma ponte flutuante ou como uma jangada, para veículos ou equipamentos pesados em combate, e está em uso Exército e Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, onde foi testado em combate, e diversas outras forças pelo mundo.

A Portada IRB em uso pelo US Army durante o Anakonda Exercise 2016, realizado na Polônia (Foto GDELS).

Possui a capacitação de carga militar (ou Military Load ClassificationMLC) padrão OTAN para 80 toneladas, o que a torna apta a transportar qualquer blindado da atualidade, incluindo os modernos Carros de Combates Pesados (MBT), e mantém total interoperabilidade com o sistema FSB (Floating Support Bridge), atualmente em uso pelo Exército Brasileiro.

 

Uma característica que merece destaque são os três (3) Veículos de Transporte Especial – Engenharia Transporte de Portada (VTE-Eng TRNP PRTD). Trata-se de caminhões tchecos Tatra 8×8, que utilizam o mesmo chassi (T 815 -7) e componentes mecânicos dos veículos do Sistema ASTROS 2020, sendo este a provável escolha pelo modelo.