Exército aprova a criação da doutrina para o M113 REMAX

Foi publicada no Boletim do Exército de hoje, 04 de julho, a portaria nº 559–COTER/C Ex, que aprova a Diretriz para a Experimentação Doutrinária do sistema de armas remotamente controlado (SARC) REMAX 4 na viatura blindada de transporte de pessoal (VBTP) M113BR no Exército Brasileiro (EB).

O REMAX é uma estação de armas remotamente controlada giro-estabilizada para metralhadoras 12,7 mm e 7,62 mm, que se tornou um dos principais sistemas de armas das viaturas Guarani e Guaicurus, sendo desenvolvido a partir dos requisitos do EB, por meio de uma parceria da empresa ARES Aeroespacial e Defesa com o Centro Tecnológico do Exército (CTEx), a partir das necessidades de combate de suas tropas na Missão de Paz das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH).

Este sistema é equipado com sensores ópticos e laser de precisão, que garantem não só grande poder de fogo sem expor seu atirador, mas, principalmente, a capacidade para detectar, reconhecer e identificar alvos, de operação diurna e noturna, aumentando a consciência situacional do comandante e dando uma grande vantagem tática nas operações.

Já REMAX 4 é uma evolução do REMAX 3, cujas principais mudanças são, além da atualização dos eletrônicos, hardware e arquitetura de software, terá seu módulo de optrônicos desacoplado do berço, permitindo graus de liberdade independentes (azimute e elevação) à linha de visada; capacidade do cofre de munição aumentada em três vezes, indo de 100 para 300 para cartuchos 12,7x99mm, e de 200 para 600 para 7,62x51mm; e possibilidade de adicionar uma estação de trabalho para o comandante de viatura, permitindo o controle total da estação de armas, podendo ser integrada ao sistema de gerenciamento de missão (SGM), aumentando sua consciência situacional.

A implementação do REMAX 4, nas VBTP M113 permitirá não só um grande salto operacional na  Infantaria blindada, mas servirá de base para o desenvolvimento da doutrina de utilização das futuras viaturas blindadas de combate de Fuzileiros (VBC Fuz) que a Força Terrestre está em processo de aquisição no projeto da Nova Família de Blindados sobre lagartas.


VEJA TAMBÉM

Exército testa M113BR com REMAX 4

M113 com SARC REMAX, uma realidade

M113 com SARC REMAX, uma possibilidade

COMPARTILHE

Respostas de 10

  1. Nos meus bons tempos de Exército, trabalhei na parte elétrica nas VBTP M113, com destino a Missão de Paz das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH), no Parque Regional de Manutenção/1 em Magalhães Bastos(RJ), dominava totalmente o conhecimento elétrico dessas viaturas, era o único militar na unidade capacitado para o exercício na função. JOSÉ AMÉRICO

  2. Sistema antigo do M113 nao permite substituir o motorista, diminuir a guarnição é um bom começo.
    quem fica na torre fica exposto.

  3. Saudades do meus tempo de exército fui atirador e fiz curso de motorista do m41 90mm cavalaria!! 5°RCC. Abraço a todos irmão das forças armada que fazem o que podem com o que tem.

  4. Será uma importante evolução, porém o espaço interno será diminuído como nos Guaranis , e creio q tb não mais poderá ser embarcado nos KC390 por causa da altura. se eu estiver errado por favor me corrijam

  5. O M113 , e um veículo de transporte de fuzileiros., que guando desembarcam em campo hostil necessita imediatamente de apoio de fogo de uma .50

    FZO BLD Camargo O+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *