EUROSATORY – HENSOLDT apresenta ampla gama de soluções inovadoras de sensores

0
631

Uma das principais competências da HENSOLDT é reconhecer ameaças e proteger seus usuários finais. Na EUROSATORY 2022 em Paris, a HENSOLDT apresenta sua ampla gama de soluções de sensores para operações de inteligência, vigilância e reconhecimento, bem como sensores para melhorar a segurança e a eficácia operacional.

A HENSOLDT e a IDV apresentam em conjunto o demonstrador do conceito MUV (“military utility vehicle”), uma plataforma modular de fusão de sensores que pode ser utilizada nos setores civil e militar para reconhecimento, bem como para autoproteção e proteção de comboios.

A base do demonstrador do conceito MUV é um chassi todo-o-terreno da IDV com uma carga útil máxima de quatro toneladas e instalado um conjunto de sensores da HENSOLDT, com os sistemas SETAS, MUSS, Radio Direction Finder e S3 MIMO. Todos os sistemas são conectados por uma Unidade Central de Processamento (CIPU), que forma a espinha dorsal do conjunto de sensores.

Com o TRML-4D, o mais recente membro de sua família de radares de defesa aérea terrestre C-Band (NATO G-Band), a HENSOLDT está mostrando um sistema de última geração em relação aos radares táticos navais e terrestres, que utiliza a mais recente tecnologia de radar AESA (“active electronically scanned array”), com vários feixes formados digitalmente. Ele é projetado para detecção terra-ar de curto e longo alcance, para atribuição de armas, e capaz de detectar, rastrear e classificar vários tipos de alvos aéreos, com ênfase em mísseis de cruzeiro e aeronaves pequenas, rápidas e voando baixo e/ou manobras, bem como helicópteros pairando. Ele garante detecção e rastreamento de resposta rápida de aproximadamente 1.500 alvos em um raio de até 250 km e a uma altitude de até 30 km.

O TRML-4D usa a mais recente tecnologia de radar Active Electronically Scanned Array (AESA), que permite a aquisição de alvos após apenas uma rotação da antena, melhorando assim o tempo de resposta e a probabilidade de acerto, mesmo em um ambiente complexo com alta densidade alvo e envolvendo ameaças altamente ágeis e assimétricas.

A HENSOLDT está apresentando uma imagem muito precisa do espaço aéreo, criada por seu sistema de radar passivo Twinvis, que não emite ativamente nenhum sinal, mas usa várias fontes de transmissão de vários locais, e que também pode interconectar vários sensores em um cluster de sensores. Os transmissores e os sensores Twinvis podem ser separados uns dos outros a uma distância de até 100 quilômetros, ao contrário dos sistemas baseados em rastreamento passivo de emissores, exigindo que as aeronaves emitam, não depende de nenhuma dessas transmissões e não emite a si mesmo, sendo assim um sistema verdadeiramente passivo.

Ao lado dos radares terrestres, a HENSOLDT está mostrando seu sistema Xpeller de contra-UAV (“unmanned aerial vehicle”) para proteção 24 horas por dia, 7 dias por semana, contra invasões ilícitas de UAVs em áreas críticas, mesmo em longas distâncias, oferecendo uma baixa taxa de falsos alarmes e alta probabilidade de interceptação . O sistema é altamente modular e combina vários sensores (radar, eletro-óptica, localizadores de direção) e efetores de neutralização de alvos, como jammers e captadores de drones, por meio de um único sistema de Comando e Controle (C2).

No EUROSATORY, a HENSOLDT demonstrará o ARGOSIA, que é uma gama de sistemas de missão SURMAR e ISR incorporados projetados para atender aos requisitos de vigilância aérea e missões de inteligência. Juntamente com sensores e equipamentos à prova de batalha, selecionados por sua confiabilidade e desempenho, que propõe muitas configurações de sistema que atendem às necessidades de defesa, vigilância marítima e terrestre, aplicação da lei, busca e salvamento, bem como missões IMINT e SIGINT.

Sistema Xpeller é capaz de detectar e identificar o drone, avaliar seu potencial de ameaça em distâncias de algumas centenas de metros a vários quilômetros, protegendo áreas sensíveis contra invasores de pequeno e grande porte, protegendo áreas que vão desde edifícios individuais, grandes eventos e até aeroportos e áreas militares.

Fonte: HENSOLDT 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here