HENSOLDT apresenta o radar de defesa aérea 3D TRML-4D (PEE Defesa Antiaérea).

0
3835
O TRML-4D usa a mais recente tecnologia de radar Active Electronically Scanned Array (AESA), que permite a aquisição de alvos após apenas uma rotação da antena, melhorando assim o tempo de resposta e a probabilidade de acerto, mesmo em um ambiente complexo com alta densidade alvo e envolvendo ameaças altamente ágeis e assimétricas. 
  • Sensor oferece resposta rápida e alta precisão.

A provedora alemã de soluções em sensores e sistemas HENSOLDT estará promocionando no Brasil (e América Latina) pela primeira vez seu sistema de radar TRML-4D recentemente desenvolvido para defesa aérea baseada em terra.

O radar 3D multifuncional, pertencente à família de radares TRS-4D (que equipa navios de combate da classe FREEDOM – LCS – da Marinha dos EUA e as fragatas Type 125 da Marinha Alemã)  já foi testado em diversas ocasiões, garantindo detecção e rastreamento de resposta rápida de aproximadamente 1.500 alvos em um raio de até 250 km em linha reta e a uma altitude de até 30 km (domo de cobertura 250 km x 30 km) .

O TRML-4D usa a mais recente tecnologia de radar Active Electronically Scanned Array (AESA), que permite a aquisição de alvos após apenas uma rotação da antena, melhorando assim o tempo de resposta e a probabilidade de acerto, mesmo em um ambiente complexo com alta densidade alvo e envolvendo ameaças altamente ágeis e assimétricas.

Graças à coordenação precisa de todos os elementos de antena na banda C (banda G da OTAN) e modos de processamento de sinal especiais, o radar pode fornecer informações extremamente exatas sobre os alvos, garantindo assim a designação do armamento de forma rápida e precisa.

Um sistema de radar secundário integrado fornece a identificação “amigo ou inimigo” (IFF Modo 4 e 5) evitando assim o chamado fogo amigo.

O alto desempenho do radar é em grande parte devido ao grande número de módulos de transmissão / recepção (T/R) na antena, que são feitos de materiais especiais de Radio Frequencia.

A HENSOLDT é a pioneira desta tecnologia na Europa.

O sistema é homologado para transporte por via aérea em uma aeronave de carga do tipo Atlas A400M ou Hércules C130, mas também pode ser transportado por ferrovia (container) ou por rodovia (caminhões 8×8).

O TRML-4D foi projetado para operação contínua e alta disponibilidade operacional. A probabilidade de falhas críticas a zero durante uma missão de três meses em modo operativo 24/7, superior a 99%, resulta em vantagens significativas no suporte logístico.

Já existe um pedido para dez sistemas, colocado por um cliente ainda não revelado. A produção em série do TRML-4D ocorre nas instalações da HENSOLDT na cidade de Ulm.

PERFORMANCE DATA

INSTRUMENTED RANGE 250 km
INSTRUMENTED ALTITUDE 30 km
MINIMUM RANGE 100 m
ELEVATION COVERAGE -2° … +70°
AZIMUTH COVERAGE Rotating: 360°
Fixed: -50° … +50° (relative to boresight)
TARGET DETECTION CAPABILITY RCS 0.01 m²
TRACKING 3D CAPACITY 1,500 targets
TRACK RANGE PERFORMANCE Fighter Aircraft: > 120 km
Supersonic Missile: > 60 km
TRACK UPDATE RATE < 1 s
MTTR < 0.5 hours

FRONTEND WITH ANTENNA

ACTIVE ELECTRONICALLY SCANNED ARRAY (AESA)  
ELECTRONIC TILT  
INTEGRATED IFF ANTENNA
VERY LOW SIDE LOBES
GRACEFUL DEGRADATION
EMCON FEATURES
PROCESSING
DIGITAL BEAM FORMING (DBF)  
PULSE DOPPLER PROCESSING IN ALL BEAMS  
SOPHISTICATED CLASSIFICATION ALGORITHMS

ELECTRONIC COUNTER-COUNTER MEASURES

Nota do autor: O radar de defesa aérea 3D TRML-4D atende, de acordo com seu fabricante, aos requerimentos colocados pelo Programa Estratégico do Exército Brasileiro Defesa Antiaérea, inclusive no quesito aerotransportabilidade, já que os sistemas que o compoem, concentrados em um único caminhão, podem ser levados pelo KC390 sem maiores problemas.

Usando dois KC390, é possível movimentar um caminhão mais pesado com o radar em um deles, e outro caminhão com os lançadores verticais a frio para mísseis terra-ar de 5ª geração.

Dessa forma, será possível reforçar rapidamente a defesa antiaérea e aérea em qualquer estrutura crítica dentro do território nacional durante a escalada de uma crise usando um elemento (par) de transportes a jato.

Os mísseis avaliados pelo Programa Estratégico do Exército Brasileiro Defesa Antiaérea podem ser usados com esse radar sendo a base do sistema (compatibilidade plena).

O radar 3D TRML-4D também atende aos requerimentos de interoperabilidade, conectividade e, principalmente, a possibilidade de anexar a suíte um moderno sistema IFF 5 (identificação amigo ou inimigo) produzido pela HENSOLDT que fornece uma versão protegida por criptografia do Modo S e da posição GPS ADS-B.

  • TRS-4D
O TRS-4D é um radar naval tridimensional e multifuncional de banda G talhado para vigilância, aquisição de alvos, autodefesa, suporte a sistemas de armas e controle no ar de aeronaves.
É um radar definido por software usando uma versão rotativa do AESA (Active Electronically Scanned Array) com múltiplos feixes formados digitalmente. Ele detecta e rastreia automaticamente todos os tipos de alvos aéreos e marítimos, aliviando os requisitos de carga de trabalho da tripulação.
O TRS-4D suporta o combate a ameaças convencionais e assimétricas.
O radar TRS-4D realiza simultaneamente uma busca tridimensional do volume do espaço aéreo e da área da superfície do mar ao redor do navio. Detecta automaticamente contatos no ar e na superfície para criar trilhas que são enviadas para o sistema de gerenciamento de combate do navio ou console de radar. Os módulos transmissores na antena ativa são módulos de estado sólido na tecnologia de Nitreto de Gálio. O radar permite uma degradação graciosa da potência transmitida, dependendo do alcance máximo requerido.