A participação da MBDA na Eurosatory reforçou o comprometimento e a eficiência do grupo europeu em oferecer soluções de defesa soberanas para atender todas as Forças Armadas. A feira, um evento global de Defesa e Segurança, aconteceram em Paris, França, de 17 a 21 de junho.
Presente em vários programas brasileiros, durante a feira a MBDA teve encontros estratégicos e bem-sucedidos com representantes das Forças Armadas Brasileiras, onde teve a oportunidade de apresentar toda a gama de recursos multicamadas de defesa aérea (incluindo Mistral 3, CAMM, CAMM ER e Aster), além dos projetos de cooperação industrial desenvolvidos com os parceiros no país.
A companhia também recebeu delegações de diversas partes do mundo, as quais conheceram as capacidades tecnológicas do míssil Enforcer. O Enforcer integra o primeiro drone armado brasileiro, o Nauru 1000C, produzido pela XMobots, considerada a principal empresa de fabricação de drones no Brasil e até na América do Sul. Com o Enforcer, o Nauru 1000C aumenta a capacidade de engajar uma ampla gama de alvos a partir de distâncias seguras, em vez de depender de armas de queda livre. Parcerias como essa evidenciam a visão da MBDA de cooperação como vital para o seu sucesso.
No Brasil, a MBDA tem em vista estabelecer novas parcerias industriais visando o desenvolvimento de produtos voltados para as necessidades das Forças Armadas Brasileiras. A MBDA Brasil Ltda é o primeiro escritório regional do grupo na América do Sul para atender prontamente não só o País, mas também as outras nações da LATAM. A MBDA Brasil Ltda está baseada no Rio de Janeiro (RJ).
Além disso, como novo membro da ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), o grupo teve um intercâmbio frutífero com as empresas brasileiras de defesa que expuseram no Pavilhão do Brasil durante a Eurosatory.
A presença da MBDA no Brasil já está consolidada e está em constante crescimento: no país há mais de 40 anos com os mísseis Exocet, Aspide, Mistral e, mais recentemente, com os novos produtos revolucionários como o CAMM para as Fragatas da Classe Tamandaré.
Texto: Sindonie Deschamps / Rossi Comunicação
Uma resposta
Esse movimento da MBDA já à coloca como uma concorrente, forte concorrente eu diria, no programa de aquisição de mísseis de defesa antiaérea de média altura (seja no projeto do EB, seja no projeto do MD). A lista de mísseis utilizados pelas Forças Armadas, produzidos pela MBDA (mesmo que antes da constituição desta, mas de suas formadoras):
Meteor
Mistral
CAMM/CAMM-ER
Aspide 2000
Sea Wolf
MILAN
Eryx
R.550 Magic
Matra Super 530
Ou seja, a MBDA certamente estará no páreo… e entre os finalistas, certamente…