No período de 24 a 28 de abril, foi realizada nas dependências do Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP) a primeira etapa dos testes de engenharia nas viaturas leves de emprego geral aerotransportável (VLEGA) Chivunck, como atividade de preparação para a avaliação e a verificação do andamento da adequação do lote piloto de dez unidades.
A equipe do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), composta pelo coronel Inácio e pelo primeiro-tenente Cavaignac, foram responsáveis pela realização de testes em cinco viaturas, contemplando as inspeções visual e funcional, do sistema elétrico, metrológica e ergonométrica, além de teste de rodagem em asfalto (rodovia) e de rodagem em qualquer terreno (QT).
O resultado final foi a comprovação da adequação de diversas soluções técnicas implementadas no Lote Piloto e a identificação de oportunidades de melhorias, as quais somente puderam ser observadas como fruto das inspeções e testes realizados. Ressalta-se a grande importância da realização dos testes de engenharia, “ainda em fábrica”, para a comprovação do atendimento aos requisitos do projeto, para correção e ajustes finais, além da verificação da maturidade tecnológica necessária para o avanço à fase de Avaliação.
A atividade foi desenvolvida com o apoio da equipe do AGSP, liderada pelo seu diretor, tenente-coronel Rivelino Barata de Sousa Batista, que proporcionou todas as condições para o êxito da missão realizada pelos integrantes do CTEx e evidenciou a sinergia dos integrantes do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx).
Fonte: Centro Tecnológico do Exército
Respostas de 10
Esse tipo de viatura seria utilizada como? Reconhecimento? Para a Brigada Pqdt? Os soldados não ficm muito expostos?
vtr de emprego geral aerotransportável
Obrigado Eder!! Acredito que seja tipo um jeep, para uso atras das linhas.
Não entendo, as viaturas do exército brasileiro, tem a cara bisonha, parecem uns caco. Enquanto as viaturas norte americanas já dão medo só no olhar. Mas fazer o que né cada exercito te o que merece.
Não são escolhidas pela estética. Não é a Chevrolet que está fazendo esses veículos leves, nem a Navistar, enfim é uma empresa brasileira e o objetivo é funcionalidade.
torço pela aprovação do lote e compra de mais unidades. Gostava mais do design do gaucho,todavia. Mesmo ele sendo binacional.
Correção: “A viatura Chivunk é um Produto de Defesa (PRODE) desenvolvido pelo Centro Tecnológico do Exército Brasileiro (CTEx) com base nas necessidades doutrinárias e operacionais das Forças de Ação Rápida (leia-se Brigada de Infantaria Paraquedista e Brigada de Forças Especiais).”
Aí você me diz, qual que é mais barato e confiável nesse caso: licitação ou o próprio exército fazer? Acho que com isso podem fazer a licitação pra alguma empresa produzir.
T&D podemos esta vendo o embrião de uma restruturação da infantaria paraquedista para uma brigada mais movel em termos de avanço de terreno?
fora o estudo no Chivunk trazendo seu projeto pra tempos mais modernos sabem se ocorrerá testes de lançamento do mesmo de KC390?
Pq não simplesmente comprar algo da BRB ou Polaris???
Estes são os remanescentes do lote 10 protótipo fabricados pela VLEGA em 2017 e que seriam revitalizados pela Columbus em 2022 ?
http://tecnodefesa.com.br/40-viaturas-vlega-chivunk-para-o-exercito-brasileiro-em-2018/