Blindado Lince K2 do 15º RC Mec participa de experimentação doutrinária do EB

4
3243

Adquirida para aperfeiçoar a capacidade do Comando Militar do Leste quando empregado em Operações de Garantia da Lei e da Ordem, a Viatura Blindada Iveco Lince K2 – Veículo Tático Multitarefa – integralizou, no dia 1 de julho, no Campo de Instrução de Gericinó (CIG), uma experimentação doutrinária em Operações de Reconhecimento, no âmbito do combate convencional.

O exercício, conduzido pelo 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Escola (15º RC Mec (Es)), faz parte do escopo de experimentações que viabilizarão o uso adequado das dezesseis Viaturas Blindadas Lince – obtidas durante a Intervenção Federal na Segurança Pública no estado do Rio de Janeiro – aumentando o poder de fogo, a mobilidade e a proteção blindada.

Neste exercício foi simulado a busca por informações do inimigo, a realização do estudo de situação e a adoção de conduta de combate. Em uma das situações propostas os militares embarcados na Lince realizaram golpes de sonda para desengajar uma viatura Marruá que estava detida pelo fogo do inimigo. Nessa manobra tática, foram realizados disparos com as Metralhadoras FN “MAG” (Machine Automatic Gun) e “.50”, incorporadas às viaturas.

Durante o exercício, o Comandante da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Marco Antônio Estevão Machado, destacou a importância da busca pelo aperfeiçoamento do uso da viatura Lince que possui um grande alcance de monitoramento e já está disponível para ser utilizada em futuras Operações.

A atividade foi acompanhada por militares de nações amigas e oficiais alunos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO).

Fonte: CML

Texto e fotos: Ten Anderson Valim / Sd R. Menezes

4 Comentários

  1. Errata:

    MAG não é “Machine Automatic Gun”, como descrito no corpo da reportagem.

    MAG: Mitrailleuse d’Appui Général, significa: metralhadora de apoio/suporte geral (ou seja uma metralhadora de emprego geral).

    Obrigado,
    Saudações,
    Marcelo Shimomura

  2. Maravilha. Só no aguardo pela Cavalaria Mecanizada em geral ganhar os seus LMV. Espero que todas as unidade e seus veículos possam ser equipados com metralhadoras .50 e misseis AC + metral. .30. Seria a salvação dos exploradores e a entrada destes no século XXI.
    Só no aguardo pelas novidades sobre o programa Guarani.
    Abraço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here