Argentina contrata nova etapa do Pucará Fénix

3
1692

Por Santiago Rivas (*)

No dia de hoje, 14 de dezembro, o Diário Oficial da República Argentina publicou a decisão administrativa nº 1200/2021, que aprova a contratação direta entre o Ministério da Defesa da Argentina e a Fabrica Argentina de Aviones S.A (FAdeA) para a modernização das aeronaves Pucará para o padrão “Fénix”, no período 2021-2023, com um valor total de 10.621.250 dólares para materiais e 628.552.356 pesos para mão de obra, que serão custeados com os itens orçamentários do Ministério da Defesa.

O contrato prevê a conclusão do processo de certificação do protótipo, matriculado OVX-501, além da modificação de três das quatro aeronaves já enviadas em voo para a FAdeA pela III Brigada Aérea. As outras três aeronaves a serem incluídas serão o A-571, A-582 e o A-585.

O A-568, embora tenha sido levado para a fábrica, por enquanto não será modificado, pois possui algumas modificações em relação aos demais, em decorrência do desenvolvimento do programa IA-58E, em 2010, que implicou em algumas modificações nos instrumentos e equipamentos.

Além da troca de motores para o Pratt & Whitney PT6A-62, os instrumentos da posição  dianteira (piloto) serão modificados por um com telas multifuncionais, enquanto os equipamentos da posição traseira (navegador) contará apenas com a tela e os controles do pod ISR (“intelligence, surveillance and reconnaissance”).

(*) Santiago Rivas é jornalista e fotógrafo argentino, especializado em defesa, editor da revista Pucará Defensa e colaborador de Tecnologia & Defesa na Argentina

3 Comentários

  1. Dentro das capacidades orçamentárias deles ao menos não estão 100% mortos ou ociosos.

    Um dia qiem sabe melhorando a situação eles terão um mínimo que seja de conhecimento para levar outros projetos adiante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here