Força Aérea Argentina recebe primeiro IA-58 Pucará modernizado

0
1726
(Imagem: FAdeA)

A Fábrica Argentina de Aviones Brigadier San Martin (FAdeA) entregou o primeiro avião de ataque IA-58 Pucará modernizado à Força Aérea Argentina (FAA). Com matrícula militar A-568, a aeronave retornou para o Grupo Aéreo 3 de Ataque, pertencente à III Brigada Aérea Reconquista, sediada na província de Santa Fé.

A aeronave representa a segunda fase de três correspondentes ao upgrade da frota de Pucará da FAA. A primeira envolve a modernização dos sistemas de comunicações, e a segunda fase inclui integração de um sistema de navegação inercial (INS conforme sigla em inglês) associado a GPS, integração de um Electronic Attitude Direction Indicator (EADI), de um Electronic Horizontal Situation Indicator (EHSI) e de um radar altímetro.

Além desses itens, também foi planejada a instalação de Multi-Functional Displays (MFD) nos cockpits. Para a terceira fase, a integração do sistema de navegação com um sistema de controle de fogo SINT, mas esta ainda não foi implementada.

(Imagem: FAdeA)

Vale lembrar que há um projeto para remotorização da frota de Pucarás da FAA que corre em paralelo. Em novembro de 2015, voou pela primeira vez o protótipo AX-561 equipado com motores Pratt & Whitney P&WC PT6A-62 no lugar dos originais de fabricação francesa Turbomeca Astazou XVI-G, que não são mais produzidas e de logística de manutenção cada vez mais difícil.

 

Ivan Plavetz

SEM COMENTÁRIOS