AEL Sistemas apresenta suas capacidades e produtos ao ministro da Defesa

0
1093

O ministro da Defesa, Walter Braga Netto, esteve nesta quarta-feira, dia 22, na sede da AEL Sistemas, empresa brasileira dedicada ao desenvolvimento, fabricação, manutenção e gestão logística de sistemas eletrônicos para aplicações militares e aeroespaciais.

Durante a visita, o ministro teve a oportunidade de conhecer os diversos equipamentos desenvolvidos pela empresa, entre eles a mira tática Red Dot GUARÁ, que está sendo entregue ao Exército Brasileiro (EB), conheceu os laboratórios onde são desenvolvidos e testados os produtos que fazem parte dos Programas Estratégicos das Forças Armadas, como é o caso do WAD (display panorâmico inteligente), e o display integrado ao capacete (HMD) que compõem o novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB), o F-39 Gripen. Também foi possível conhecer o desenvolvimento e produção de alguns dos sistemas aviônicos destinados à nova aeronave KC-390 da FAB, onde a AEL é fornecedora de cinco diferentes sistemas, e as ações sobre o desenvolvimento do Sistema Link-BR2, um sistema de Data Link tático para tráfego de informações em tempo real entre aeronaves e estações de solo.

A AEL apresentou as Aeronaves Remotamente Tripuladas (ARPs) Hermes 450 e 900, nas quais a empresa é responsável pelo fornecimento e suporte logístico, que inclui o reparo de componentes, fornecimento de consumíveis e de peças de reposição, além da disposição, em tempo integral, de uma equipe de técnicos e engenheiros altamente qualificados atuando em conjunto ao Esquadrão Hórus (responsável pela operação do equipamento na FAB).

No que tange o EB, foram apresentados os equipamentos eletro-ópticos utilizados pelo Programa SISFRON (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), assim como o programa RDS-Defesa (Rádio Definido por Software), um projeto liderado pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e de responsabilidade do Ministério da Defesa em que a AEL Sistemas atua como contratada principal em conjunto com seus parceiros Kryptus e CPQD. Outra solução apresentada ao Ministro foi o Sistema Torch-X Dismounted, que foi avaliado recentemente pelo Exército para emprego no projeto COBRA (Combatente Brasileiro).

Ao final da visita, o Ministro da Defesa destacou que escolheu visitar a AEL Sistemas porque “trata-se de uma empresa referência nacional e internacional no setor de Defesa”. Ele ainda comentou que seguirá empenhado em fomentar o setor de Defesa, “trabalhamos pensando no país, especialmente, nas três Forças Armadas e no Ministério da Defesa, que precisam de uma indústria forte”, completou.

Durante o encerramento da visita, o ministro Braga Netto, dirigiu algumas palavras ao time da AEL Sistemas, salientando a relevância da empresa no contexto de Defesa do Brasil, assim como a importância que ele enxerga na necessidade de desenvolvimento e retenção de talentos da indústria de Defesa nacional.

Fonte: AEL Sistemas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here