A importância estratégica do PROSUB, do Complexo Naval de Itaguaí e da Base de Submarinos da Ilha da Madeira

A Marinha do Brasil (MB) ativou nesta sexta-feira, dia 17,  a Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM), situada no Complexo Naval de Itaguaí (CNI), no Rio de Janeiro. A base integra o  Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), que busca à produção de quatro submarinos convencionais e do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear.

A BSIM, segundo a Força, será a base naval mais moderna do Brasil, e irá contribuir para a preparação e operação dos submarinos brasileiros, e seus meios de suporte, bem como prestar apoio logístico às outras organizações militares.

https://www.youtube.com/watch?v=0UY7JDESng8

Aqui estará em breve a força máxima de dissuasão estratégica de nosso país, submarinos convencionais com propulsão nuclear, submarinos com propulsão diesel-elétrica, e também modernas fragatas e outros meios de apoio ao fortalecimento da soberania e do desenvolvimento do país”, disse o comandante da Marinha, almirante de esquadra Ilques  Barbosa Junior, durantes a cerimônia de inauguração da BSIM.

O PROSUB vai dotar a indústria brasileira da defesa com tecnologia nuclear de ponta, um dos  ponto destacado na Estratégia Nacional de Defesa (END), e a concretização do programa fortalece, ainda, setores industriais nacionais de importância estratégica para o desenvolvimento econômico do país, priorizando a aquisição de componentes fabricados no Brasil para os submarinos, o que é um forte incentivo ao nosso parque industrial.

Além dos cinco submarinos, o PROSUB efetivou a construção de um moderno complexo de infraestrutura naval, que engloba o Estaleiro e a Base Naval (EBN) e a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), no município Itaguaí (RJ).

Cerimônia de lançamento do Submarino S-40 Riachuelo

Em 14 dezembro de 2018, foi lançado ao mar o Submarino Riachuelo (S-40), o primeiro dos quatro submarinos nacionais com propulsão diesel-elétrica da classe S-BR, baseados na classe francesa Scorpène, planejados para atuar na defesa da costa brasileira, e que está em testes.

Em 11 de outubro de 2019, a MB concluiu a montagem do submarino Humaita (S-41), o segundo da classe, cujo lançamento ao mar está previsto para dezembro deste ano, e será seguido pelos Tonelero (S-42) e Angostura (S-43), com previsão para lançamento em 2021 e 2022, respectivamente.

Cerimônia da união das cinco seções que integram o submarino “Humaitá”, em 20/02/2018

Já o submarino nuclear, o Álvaro Alberto (SN-10), ainda está em desenvolvimento, sendo seu lançamento previsto para a segunda metade dessa década.

O PROSUB é peça chave não apenas em nossa política de defesa, mas também para toda a estratégia de desenvolvimento científico e tecnológico, pois além de gerarem ferramentas fundamentais para garantir a nossa soberania naval, estimula e capacita o desenvolvimento nacional.

 

Veja Também

Marinha detalha o programa de submarinos para o ano de 2020 (Entrevista)

Submarino “Riachuelo” realiza teste de imersão estática

União das seções do Submarino “Humaitá” em Itaguaí

Marinha do Brasil lança ao mar o Submarino S40 “Riachuelo”

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Empresas brasileiras destacam inovações e capacidades no cenário internacional A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança...

Para celebrar os feitos dos mais de 25 mil homens e mulheres brasileiros que lutaram na 2ª Guerra Mundial, o...

Desde 1º de janeiro de 2023, o dr. Artur José Dian ocupa o cargo de Delegado-Geral da Polícia Civil do...

Em um surpreendente anuncio ocorrido hoje, dia 11 de junho, a empresa franco-germânica KNDS informou que encerrou as negociações de...

Comentários

2 respostas

  1. O prosub é o programa mais importante da defesa nacional em andamento,espero que daqui ao lançamento do SNBR Alvaro Alberto não sofra atrasos. Fé no Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL