Em 30 de novembro, desembarcou no Porto de Paranaguá, no Paraná, um novo lote de equipamentos de engenharia adquiridos pelo Exército Brasileiro (EB), com seis viaturas especializadas de transporte de portada (VE-Eng TRNP PRTD) 8X8 T-815-7, da família Tatra Force.
Essas viaturas pertencem à terceira entrega de mais de conjuntos da portada IRB (Improved Ribbon Bridge), da empresa General Dynamics European Land Systems, adquiridos pelo EB. A quarta entrega, com os demais equipamentos da portada, tem previsão de ocorrer no próximo ano.
A partida do Porto e chegada ao 5º BE Cmd Bld
As viaturas foram transportadas pelo 5º Batalhão Logístico (5º B Log) e entregues, hoje, no 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (5º BE Cmb Bld), “Batalhão Juarez Távora”, que ficará com três delas. As restantes serão encaminhadas para o 12º BE Cmb Bld, ”Batalhão Marechal Enéas Galvão”, de Alegrete (RS).
Fabricados pela empresa tcheca Tatra Defence, este novo modelo difere dos oito recebidos anteriormente, o T-815-2, em 2019 e 2020, é a carroceria de sua cabine, mais moderna e com capacidade de receber placas de blindagem adicional, de acordo com a norma STANAG, e também um kit de proteção para defesa química, biológica, radiológica e nuclear (DQBRN).
São equipadas com um motor diesel T3C-928-90, de oito cilindros, refrigerado a ar, com potência de 300 Kw e torque de 2100Nm. Possui velocidade de até 100 km/h, autonomia de 700 km e carga útil (“payload”) de nove toneladas.
Nota do editor
Tecnologia & Defesa gostaria de agradecer ao capitão Pedro Alberto Otokoviesk, chefe da Seção de Comunicação Social do 5ª BE Cmd Bld, ao soldado Marco Vicente Schuldz, auxiliar do ComSoc, e ao sargento da reserva Edson Mauro Portes pela ajuda com as informações e envio do material gráfico que permitiram a execução desta matéria.
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Respostas de 19
Serão 4 IRB. 2 pra cada brigada blindada. Operaram na meridiano ibagé no rio Santa Maria. Material de primeira.
Belo material!
Parabéns pela matéria, Bastos!
Um ponto interessante da matéria: ”A quarta entrega, com os demais equipamentos da portada, tem previsão de ocorrer no próximo ano.”
Pelo o que vi no site oficial da TRATABRAS, na parte de Defesa, consta o caminhão: TATRA T 815-7T3B31 6×6.1R. Será que, futuramente, o EB poderá adquirir mais TRATA 8×8, requisitando à TRATABRAS, Bastos?
Não tenho essa informação, ainda, mas irei averiguar.
Obrigado pelo retorno, Bastos!
Assisti a un vídeo especializado em caminhões, que os planos da Trata Brasil em princípio são os caminhões 6×6 e 8×8 Fenix, estando com as homologações quase prontas para iniciar as operações de vendas. O comentarista (não sei se é jornalista), informou que sim, a Tatra quer fabricar a linha militar, podendo chegar a veículos 18×18.
Vamos aguardar e conferir.
Paulo Bastos, esses caminhões não tem cabine blindada, proteção STANAG? Difícil acreditar que veículos militares ainda se adquirem sem proteção blindada.
A sua resposta está na matéria.
Boa noite. Pela primeira vejo o EB adquirindo uma Vtr. Top de linha. Cabine militar, grande ângulo de entrada, motor de causar inveja, um Tatra V8 refrigerado a ar turbo diesel de 400 CV. Um troço de cair o beiço. Tração 8×8 Full, redução nos cubos, bloqueio nos quatro eixos, 1° marcha crawler, sistemas de freio protegidos. Pneus MT.
Um canhão de patrão.
Top.
Quantos vão vir?
100?
200?
Pra engenharia por hora mais 2 pra fechar 16. São.4 por unidade da IRB.
Parece o cruzamento de uma viatura Astros com um Oshkosh HEMTT, gostei muito!
Por falar de HEMTT, e as novas VBE-Soc? Alguma novidade?
Bem que a Tatra poderia oferecer essas viaturas de socorro para o EB. “Prestigiar” a Oskosh enquanto a Tatra foi a que se instalou no Brasil é um erro. Mas o EB deve saber o que faz.
A T&D noticiou que essas viaturas não serão mais Oshkosh, e sim da “Federal Resources Supply Company”, via FMS. Citei a Oshkosh porque me fez lembrar da questão das VBE-Soc.
Pergunta: alguém tem informações sobre o motor? Sempre vou pensar que , nestes casos, se deveria pensar na adaptação de um motor nacional de uso dual (talvez um Cummins Turbo diesel ISM 440) para não encarecer ou dificultar a manutenção. Espero que tenham feito algo neste sentido.
Muito bonitos, tomara que em um futuro próximo tenha a aquisição de mais unidades similares pois temos uma grande lacuna de pontes de lançamento rápido. Torcendo para que uma versão de logistica também possa ser adquirida
Boa tarde.
Informando que a TATRA esta abrindo um fabrica aqui no estado do Parana, em Ponta Grossa.
Então talvez já seja um bom investimento para o EB.
Que venham mais máquinas desta, os chassis mais top e realmente tração full do planeta. Agora, pergunta de leigo, ele só leva 9 toneladas conforme o texto mostra ao mencionar o payload???
Para quem tiver interesse a fabrica da Tatra no Brasil fica na cidade de Ponta Grossa pertinho de Curitiba link da fabrica a baixo
https://www.tatrabras.com.br/
No youtube tem vídeos e entrevistas sobre a fabrica e quando ela começa a produzir
Tamos juntos pelo Brasil
SBAS