Você conhece o RBS 70 NG?

0
906

A partir de 2010 o Exército Brasileiro buscou acelerar o processo de modernização dos seus sistemas de defesa antiaérea visando, principalmente, a chegada dos eventos internacionais de grande porte que aconteceriam nos anos seguintes no País, exigindo flexibilidade operacional e respostas adequadas para os desafios do século 21. Em 2012 houve o encontro Rio+20. A Jornada Mundial da Juventude, visita do Papa Francisco e a Copa das Confederações em 2013, enquanto a Copa do Mundo aconteceu em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016.

Para suprir uma carência e modernizar seus meios, no segmento dos conhecidos e fundamentais man-portable air-defense systems (MANPADS), os sistemas de mísseis de baixa altura guiados por infravermelho (atração passiva), lançados do ombro do atirador e de emprego tático num cenário tipicamente de combate convencional foram complementados pelo Sistema Míssil de Baixa Altura Telecomandado RBS 70. O Exército Brasileiro adquiriu os mísseis terra-ar da Saab em 2014, permitindo que o País entrasse para o seleto grupo de 19 países operadores do RBS 70 que soma, no mundo, mais de 1.600 postos de tiro e 18 mil mísseis entregues. O escopo do contrato incluiu simuladores, sistemas de visão noturna, sobressalentes, ferramental, equipamentos de testes e treinamentos específicos através de cursos.

Com alcance de 7km, o míssil Mk.2 pode atingir alvos a 4 mil metros de altitude. Sua velocidade é de Mach 2 (2.470km/h) e o guiamento é feito por feixe laser, impossibilitando que o míssil sofra qualquer tipo de interferência. Em testes realizados pelo Exército, em mais de uma ocasião, os acertos foram de 100%, embora a Saab divulgue que a média de acertos é de 94%. O remuniciamento é feito em até seis segundos e o sistema é leve e fácil de ser montado.

Em 2018, o Exército Brasileiro optou em adquirir um lote do RBS 70 NG, mais moderno do que a versão anterior. O sistema realiza o acompanhamento automático do alvo, resultando no aumento do alcance de utilização do míssil Mk2 para 8km, e pode ser operado remotamente, cumprindo missão de defesa antiaérea estática, bem como empregado contra alvos terrestres com blindagem leve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here