VCR 8X8 Dragón entrará em produção esta semana na Espanha

0
1515

Por Redação INFODEFENSA (*)

A empresa espanhola Santa Bárbara Sistemas, localizada em Trubia, Astúrias, vai iniciar nesta sexta-feira a fabricação dos primeiros veículos de combate sobre rodas (VCR) 8X9 Dragón, plataforma projetada com base no Piranha V, para o Exército Espanhol.

A produção do novo veículo blindado terá início oficialmente com uma ação de corte de chapa com a presença de uma delegação do Ministério da Defesa da Espanha, chefiada pelo diretor-geral de Armamento e Material, almirante Santiago Ramón González Gómez. Estará presente também uma delegação do Exército, com o chefe do Comando de Apoio Logístico do Exército (MALE), tenente-general Fernando García e García de las Hijas. Na fábrica está tudo pronto para o início da fabricação após meses de intenso trabalho de adaptação das instalações.

A Santa Bárbara Sistemas realizou uma reforma completa em sua fábrica para este programa. O centro conta com novos robôs de soldagem, equipamentos de corte e torneamento de alta precisão. A reforma inclui a construção de um prédio de vestiários para meio milhar de trabalhadores. Neste ponto, é de referir que a empresa espera passar dos cerca de 720 funcionários hoje para 900, graças ao Dragón.

Por outro lado, um grupo de engenheiros da Santa Bárbara Sistemas também esteve nos últimos meses no centro Mowag, subsidiária da GDELS, localizada na cidade de Kreuzlingen, na Suíça, para obter um conhecimento aprofundado das linhas de produção, modelos de produtos e modelos de fabricação de blindados sobre rodas. Os primeiros protótipos do VCR 8X8 já foram fabricados no centro suíço.

A linha de montagem de VCR 8X8 deve estar totalmente operacional em algumas semanas, no início do próximo ano, enquanto a entrega das primeiras sete unidades está programada para o segundo trimestre de 2022.

Programa VCR 8×8

 O Ministério da Defesa e a empresa Tess Defense, formada pela Santa Bárbara Sistemas, Indra, Sapa Placencia e Escribano, assinaram em agosto de 2020 o contrato para a fabricação do primeiro lote de 348 VCR, a um valor total de 2.100 milhões de euros.

A ministra da Defesa, Margarita Robles, conheceu recentemente em primeira mão as capacidades do novo VCR 8X8 numa demonstração na base do Príncipe em Paracuellos del Jarama, em Madrid. O Dragón foi desenvolvido para ser a espinha dorsal da futura Força 35, do Exército Espanhol. O plano é substituir progressivamente a frota de blindados 6X6 BMR, considerada obsoleta e com óbvias deficiências, principalmente em proteção aos soldados e tecnologia, após quatro décadas de serviço.

O contrato específico inclui o fornecimento de 348 VCRs 8X8 entre 2022 e 2027, sendo que 240 unidades serão da chamada configuração completa e os restantes 108 da configuração simples. Após a entrega das primeiras unidades, no segundo semestre de 2022, o cronograma inicial gerenciado pelo Ministério da Defesa contempla a chegada de 34 veículos em configuração plena em 2023, 70 em configuração completa e um em simples em 2024, 81 em configuração completa e nove em simples em 2025, 48 veículos em configuração completa e outros 46 em configuração simples em 2026 e 52 veículos em configuração simples em 2027.

O Exército Espanhol e a Tess Defense já lançaram em paralelo o escritório de suporte ao ciclo de vida do VCR 8×8. Essa entidade terá papel fundamental na manutenção do blindado e não se deve esquecer que o custo do programa sobe para 3,8 bilhões, se levarmos em conta, além da compra, a manutenção, segundo as estimativas.

Matéria publicada em INFODEFENSA em 14/12/2021
traduzida e adaptada por Paulo Bastos

 

(*) INFODEFENSA é um portal de informações publicado pela IDS (Information & Design Solutions, S.L.), empresa fundada em 1999, com o objetivo de ser uma referência profissional em Espanha e na América Latina em comunicação e informação especializada para os mercados de Defesa, Segurança e Aeroespacial, e mídia parceira de Tecnologia & Defesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here