V-RAPTOR, o novo blindado policial da Combat Armor

Durante a LAAD 2023, a Combat Armor Defense do Brasil, empresa localizada em Vinhedo (SP), apresentou ao publico seu novo blindado tático policial, o V-RAPTOR, destinado a atender demandas extremas, dentro e fora da estrada, e demonstra a evolução da empresa na área viaturas para este segmento.

É um blindado leve, 4X4, com estrutura monobloco e proteção balística total Nível III, de acordo com as normas NIJ 01.08.01 e NBR 15.000, sendo resistente  a disparos de fuzil 5,56×45 mm e 7,62×51 mm FMJ, e tem capacidade para seis ocupantes, em assentos individuais e protegidos.

Sua parte inferior também é blindada e em formato “V”, o que proporciona maior proteção balística, inclusive contra tipos de minas e artefatos explosivos improvisados (“improvised explosive device” – IED).

O motor do protótipo é um Mitsubishi 4N15 3.4, diesel, com 220 cv, mas poderá também ser equipada com um motor Cummins 6.7, turbodiesel, com 365 cv. Sua suspensão é independente, do tipo “Duplo A” com molas helicoidais, que foi desenvolvido pela empresa exclusivamente ara este projeto e que permite uma grande manobrabilidade, mesmo em pisos muito degradados, excepcional para áreas rurais e urbanas.

O V-RAPTOR foi desenvolvido com os requisitos da própria empresa a partir da experiência de projetos anteriores, com o objetivo de atender forças de segurança e militares do Brasil e exterior, e possui maior velocidade e recursos de proteção superiores, em comparação a outros veículos de seu segmento, conforme informação da empresa.

Possui proteção balística total Nível III, de acordo com as normas NIJ 01.08.01 e NBR 15.000

Ficha técnica

  • Peso: 4.500 kg;
  • Carga útil: 1.200 kg;
  • Velocidade máxima: 120 km/h;
  • Raio de giro: 6,5 m;
  • Ocupantes: 2+4;
  • Acessórios:  guincho de 8.500 lbs.
A viatura pode transportar seis policiais totalmente equipados e protegidos, em assentos individuais e seteiras para disparo

 

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

O Estado-Maior do Exército, por meio da portaria 1.294-EME/C Ex, de 03 de abril de 2024, aprovou a diretriz de...

Com o objetivo de desenvolver sistemas de alta tecnologia de propulsão e de  aeronaves não tripuladas, está sendo anunciada a...

De todas as novidades da FIDAE 2024, definitivamente a que mais surpreendeu o público não foi a vinda do caça...

A atuação dos drones na guerra entre a Rússia e a Ucrânia mudou os conceitos e doutrinas do atual cenário...

Comentários

4 respostas

  1. Lembrei de outros congêneres, Guará da AVIBRAS, Gladiador I e II da Inbrafiltro.

    Acho que tem mais um para se juntar ao seleto clube dos que não passam de boas intenções e não saíram do papel…ops quero dizer, do “Protótipo”.

  2. Nossas forças de segurança. Quantas delas incluíram nos seus inventários esses blindados nacionais 4×4? Seria interessante uma matéria a respeito disso para sabermos o quanto nossas empresas estão bem sucedidas ou não com os seus projetos.

  3. Excelente ver um veículo desses sendo fabricado no Brasil.

    Espero que consigam vender para as forças policiais.
    Os Batalhões/ Forças Especiais das Polícias Civil e Militar de todo Brasil adorariam ter alguns desses a disposição.

  4. quero comprar um .. mas não seria destinado a uso tático a ideia e uso diário urbano e lazer
    fone 44 999962556

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM BREVE