USAF aposenta o C-130 de guerra eletrônica

Após mais de quatro décadas de operações, a Força Aérea dos Estados Unidos realizou, em 18 de setembro, na Base Aérea Davis-Monthan, a cerimônia de aposentadoria do Lockheed EC-130H Compass Call, versão de de guerra eletrônica do C-130H Hercules. O exemplar de matrícula 1590 realizou seu último taxi operacional durante o evento, encerrando a trajetória do modelo na missão.

Baseado no clássico cargueiro militar, o EC-130H realizou seu primeiro voo em 1981 e foi empregado para interferir nas comunicações adversárias e executar missões de ataque eletrônico e contrainformação em apoio às forças norte-americanas e de países aliados.

O último voo do 1590 havia ocorrido em 2 de setembro, marcando oficialmente a transferência da missão Compass Call para o EA-37B, desenvolvido a partir do jato executivo Gulfstream G550.

A substituição representa uma mudança significativa na plataforma empregada pela missão. Enquanto o EC-130H utilizava uma aeronave turboélice de baixa altitude, o EA-37B é um sistema de guerra eletrônica baseado em uma plataforma a jato capaz de operar a até 51 mil pés, mais que o dobro do teto operacional do antecessor. A aeronave também pode atingir aproximadamente 965 Km/h proporcionando velocidade significativamente maior que os quase 600 Km/h do EC-130.

Um EC-130H Compass Call e um EA-37B Compass Call, pertencentes ao 55º Grupo de Combate Eletrônico, voam em formação sobre o sul do Arizona  Senior Airman Devlin Bishop/USAF)
Um EC-130H Compass Call e um EA-37B Compass Call, pertencentes ao 55º Grupo de Combate Eletrônico, voam em formação sobre o sul do Arizona Senior Airman Devlin Bishop/USAF)

O EA-37B foi projetado para negar, degradar e interromper comunicações e sistemas de radar adversários, além de incorporar recursos de navegação de precisão. Segundo a Força Aérea dos EUA, a nova plataforma também permite reduzir em cerca de 30% o número de tripulantes necessários a bordo, ao mesmo tempo em que amplia a velocidade e a autonomia sem reabastecimento.

Fim de uma era

Durante a cerimônia, o EC-130H 1590 foi transferido do 55th Electronic Combat Group para o 309th Aerospace Maintenance and Regeneration Group, responsável pelo armazenamento de aeronaves retiradas de serviço na chamada “Boneyard”, em Davis-Monthan. A entrada da aeronave no depósito está prevista para 21 de setembro.

O encerramento das operações, contudo, não representa o fim da missão Compass Call. A capacidade de guerra eletrônica será mantida com o EA-37B, que passa a assumir a função com uma plataforma mais rápida, capaz de operar em altitudes maiores e baseada em uma arquitetura digital.

Airman 1st Class Samantha Melecio/USAF

“Estamos aposentando o EC-130, não o Compass Call. A missão continua com o EA-37B”, afirmou o coronel Aaron Gray, comandante da 55th Wing.

A transição também encerra um capítulo para as unidades e profissionais que mantiveram o EC-130H em operação durante décadas. Para o coronel Craig Rumble, comandante do 55th Electronic Combat Group, a história do Compass Call não está ligada apenas à aeronave, mas às pessoas que operaram e mantiveram o sistema ao longo de sua trajetória.

“Aviões não constroem legados, pessoas constroem”, resumiu Rumble durante a cerimônia.

Via DVIDS.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *