Site Defesa TV propaga informação falsa

2
2144

No dia de ontem, 16 de maio, o recém-formado jornalista Anderson Gabino publicou um artigo, no site Defesa TV, intitulado “Exército Brasileiro e o programa de aquisição de viatura blindada de cavalaria”, onde não apresentou nenhuma informação nova, mas contestava as informações da matéria de Tecnologia & Defesa “VBC Cav 8X8, as novidades”, porém sem utilizar de seus argumentos ou opiniões. Em vez disso, citou como fonte dos comentários a Diretoria de Material (DMat) e o Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEX).

Nesse artigo, um trecho chama a atenção:

“O CCOMSEX informou ainda, que mais de 30 solicitações de documentos foram feitas à Gerência do Projeto para prospecção do mercado, e que como o processo de aquisição ainda está em aberto, não se pode divulgar quais empresas foram.

Empresas como o Consórcio Iveco-Oto Melara; da General Dynamics Mission Systems (GDMS);  da North Industries Group Corp (Norinco); da Patria; do conglomerado: Krauss-Maffei Wegmann, Rheinmetall Military Vehicles e Rheinmetall Defense Nederland; da Elbit Group, além de empresas Turcas e do Emirados Árabes Unidos, foram mencionados, mas qualquer nome dito neste momento é tratado pelo EB, como mera especulação.”

Por se tratar de um trabalho que demandou um grande esforço, meses de dedicação e uma série de pessoas envolvidas, como diretores de empresas e oficiais do Exército Brasileiro (EB), incluindo alguns de órgão citados na matéria crítica, além de ter tido uma enorme repercussão, dentro e fora do país, os fatos mereceram uma maior atenção e T&D foi averiguar as citadas fontes.

Logo nas primeiras horas da manhã de hoje, foi contatado o general-de-brigada Marcelo Carvalho Ribeiro, diretor de Material (DMat), que negou categoricamente ter passado qualquer informação ao pretenso site, e elogiou a matéria de T&D: “foi um trabalho muito assertivo e profissional”. E completou “respeitamos muito a imprensa e jamais nos referiríamos dessa forma a qualquer reportagem”.

Além disso, ele aproveitou a oportunidade para confirmar que no dia 31 deste mês, sairá o resultado da consulta pública (“Request for Information” – RFI) Nº 01/2021 e que tentará, junto ao CCOMSEX, a possibilidade de fazer uma entrevista junto à mídia especializada (pelo menos as sérias). Tecnologia & Defesa estará lá.

Já o CCOMSEX, ao saber do ocorrido, se mostrou surpreso, pois em momento nenhum foi respondido a ele que havia “mais de 30 solicitações de documentos foram feitas” (isso é mentira), ou que a matéria de T&D era “especulação”.

Foi dito apenas “Informamos, ainda, que as empresas responderam à consulta para prospecção do mercado e que o processo de aquisição está em aberto, motivo pelo qual não podemos divulgar quais foram”, ou seja, informaram que não poderiam dizer nada a ele, bem diferente do que foi publicado.

Opinião do Editor

Em um mundo onde a informação é um bem cada vez mais valioso, a função da imprensa especializada, pelo menos as sérias e responsáveis, é prezar pela informação precisa e confiável, além de denunciar aqueles agem de forma leviana.

Não é de hoje que Tecnologia & Defesa denuncia informações falsas ou tendenciosas, seja as vindas de empresas ou da própria mídia, mas sempre com a esperança que essa seja a ultima vez que precisa usar desse artifício, porém ciente que sempre irá fazê-la, caso seja necessário.

Ao Sr. Gabino, recém saído de um curso de jornalismo, esperamos que repense seus métodos, senão isso irá prejudicar sua nascente carreira.

Paulo Roberto Bastos jr.

2 Comentários

  1. Creio que profissionais como V.Sa., Eng. Paulo Bastos, como técnico e especialista dos assuntos elencados, não deve abrir espaço para este tipo de profissional (?), pois apenas abre uma janela de divulgação para oportunistas iniciantes…Siga em frente e forte abraço.

  2. Achei bem baixo nível, pouco ético e profissional da parte dele, a partir de hoje risquei determinado site dos lugares que costumo frequentar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here