Sistema Gerenciador de Plataforma PROTEUS é testado na LMV-BR

5
3506

No período de 25 a 28 de abril, a Diretoria de Fabricação (DF) realizou testes de engenharia do software Sistema Gerenciador de Plataforma (SGP) PROTEUS, em uma das viaturas blindadas multitarefa – leve sobre rodas (VBMT-LSR) 4×4 LMV-BR, recém adquiridas pelo Exército Brasileiro.

O SGP, que está sendo desenvolvido pela DF, é uma das entregas do projeto PROTEUS, cujo objetivo integrar os diversos subsistemas internos da viatura, definindo protocolos e regras de comunicação entre os diversos sistemas eletrônicos que compõe uma viatura militar, à luz dos padrões “Generic Vehicle Architecture” (GVA) e “NATO Generic Vehicle Architecture” (NGVA), e garantindo que estes trabalhem de forma integrada, proporcionando novas capacidades e aprimorando a sua eficiência operacional ao entregar comandante da viatura uma maior consciência situacional e informações oportunas sobre toda a plataforma.

O primeiro ensaio prático do PROTEUS-SGP foi realizado pela DF em uma viatura blindada de transporte de pessoal – média sobre rodas (VBTP-MSR) 6×6 Guarani, em março de 2020, no 1° Batalhão de Infantaria Mecanizado – Escola (1° BI Mec – Es), o “Regimento Sampaio”, no Rio de Janeiro.

A atividade com o LMV-BR foi realizada nas dependências do Centro de Avaliações do Exército (CAEx), e serviu também para verificar o funcionamento do PROTEUS-SGP em conjunto com o Gerenciador de Campo de Batalha (GCB), software de comando e controle desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento de Sistemas (CDS) e em utilização pela Força Terrestre.

Os softwares demonstraram plena compatibilidade, reforçando a importância da interação entre as OM subordinadas ao Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT).

Com informações e imagens da Diretoria de Fabricação

5 Comentários

  1. Não ficou muito claro para mim se este sistema é 100% nacional ou, se importado e agora submetido a análise e estudos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here