Sistema Elbit Iron Fist na torre do VCR 8X8 Dragón

0
1396
O Demonstrador D4 do VCR 8X8 Dragón exibido na Feindef (Foto: Ginés Soriano)

Por Redação INFODEFENSA(*)

A empresa espanhola Escribano Mechanical & Engineering assinou um acordo com a israelense Elbit System para integrar o sistema de proteção ativa (“active protection system” – APS) Iron Fist em seu sistema de armas remotamente controlado (SARC) Guardian 30, que será será instalada na futura viatura de combate sobre rodas (“vehículo de combate sobre ruedas” – VCR) 8X8 Dragón, do Exército Espanhol.

O acordo foi firmado entre o CEO da Escribano, Ángel Escribano, e o diretor da Divisão de Sistemas Terrestres da Elbit, Udi Vered, durante a segunda edição da feira Feindef (realizada entre os dias 03 e 05 de novembro, em Madri). As duas empresas vão trabalhar juntas para conseguir a integração do Iron Fist e proporcionar uma maior proteção e consciência situacional à tripulação da viatura, pois apresentará um cenário mais completo do ambiente ao seu redor.

O Iron Fist é um sistema de proteção ativa, que incorpora um radar fixo e um detector infravermelho passivo para identificar ameaças contra viaturas, desde mísseis antitanque até granadas propelidas (“rocket-propelled grenade” – RPGs), a uma distância de aproximadamente 150 metros. O sistema, com cobertura de 360º, possui dois lançadores (“hard kill”) para disparar projéteis que explodem próxima ao míssil ou granada inimiga, causando sua destruição ou desvio. Possui também um bloqueador de laser, como uma solução “soft kill” testada contra mísseis.

Por sua vez, a SARC torre Guardian 30 tem como armamento principal um canhão MK44S Bushmaster II, em calibre 30x173mm (podendo ser adaptado para o 40x180mm), já utilizado pela Escribano em suas estações remotas navais Sentinel 30, que serão instalados nos barcos patrulha Serviola e nos futura classe F-110, da Armada  Espanhola. Possui também uma metralhadora 7,62x51mm e dois sistemas eletro-ópticos Oteos, um para o atirador e outro para visão frontal localizados no topo da torre.

Ambas as empresas já exibiram esta configuração na Feindef, estando o demonstrador D4  do VCR 8X8  em exibição já com o lançador Iron Fist instalado.

O acordo entre a Escribano e a Elbit também prevê a participação no desenvolvimento das novas torres para  canhões de 105 e 120mm e nos sistemas de morteiros 81 e 120mm, para aumentar seu portfólio e oferecê-los em todo o mundo.

Sistema Iron Fist, da Elbit Land Systems

 

Matéria original “Escribano integrará en su torre para el VCR 8×8 el sistema de protección Iron Fist de Elbit“, publicada em 13/11 e traduzida e adaptada por Paulo Bastos.

 

Nota do Editor: Devido à similaridade de algumas demandas dos programas VCR espanhol com o Guarani brasileiro, Tecnologia & Defesa passará a dar mais ênfase ao este programa e, para isso, associou-se ao portal INFODEFENSA, o maior portal de notícias militares em língua espanhola, que, a partir de agora, passam a dividir conteúdo, trazendo mais informações de qualidade a seus respectivos leitores.

 

(*) INFODEFENSA é um portal de informações publicado pela IDS (Information & Design Solutions, S.L.), empresa fundada em 1999, com o objetivo de ser uma referência profissional em Espanha e na América Latina em comunicação e informação especializada para os mercados de Defesa, Segurança e Aeroespacial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here