SIMDE na SC Expo Defense

Na manhã desta quinta-feira, 19 de maio, foi realizada em Florianópolis, Santa Catarina, a abertura da segunda edição da SC Expo Defense, com a participação de autoridades como o Ministro da Defesa (MD), general Paulo Sérgio Nogueira, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar e o presidente do Comitê da Indústria de Defesa da FIESC (Comdefesa), César Olsen.

A principal pauta abordada durante o discurso das autoridades presentes foi à importância da Base Industrial de Defesa para o desenvolvimento científico e tecnológico, além de suas contribuições para a geração de emprego, renda, e para a sociedade como um todo. O ministro da Defesa disse ainda que o Ministério está atualizando e formulando políticas para fomentar o segmento: “Foram criados recentemente mais seis instrumentos de estímulo. Precisamos desenvolvê-los de forma adequada para que nossa indústria possa prosperar e concorrer em condições igualitárias no mercado internacional”.

Paulo Alvim, ministro do MCTI, destacou o quão benéfica é a BID para toda a sociedade: “Isso precisa de muito conhecimento científico e tecnológico e precisa ser percebido porque transborda não apenas para o ambiente da defesa, mas para toda a sociedade. Não investir em tecnologias de defesa e segurança pode, no futuro, limitar o acesso a conhecimentos fundamentais para a soberania tecnológica da nação”.

Durante a cerimônia foi realizada a assinatura do acordo de cooperação entre a FIESC e o Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro, para que haja o compartilhamento de conhecimento entre as instituições. O acordo foi assinado pelo presidente do Conselho de Administração do Cluster Naval e diretor-presidente do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), Carlos Erane de Aguiar, pelo diretor-presidente da Emgepron, almirante Edésio Teixeira Lima Júnior, pelo presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar e pelo presidente do Comdefesa da FIESC, César Olsen.

A SC Expo Defense é uma feira de tecnologia e produtos de defesa realizada pela FIESC através do Comdefesa em parceria com a Base Aérea de Florianópolis. A feira aconteceu nos dias 19 e 20 de maio de 2022 e conta com o apoio institucional do SIMDE.

Associadas do SIMDE

São 77 expositores entre centros de pesquisa, forças armadas e indústrias, entre elas as associadas do SIMDE: Condor Não Letal, Intelbras, Nuclep – Nuclebrás Equipamentos Pesados, Quartzo Engenharia de Defesa, Smart Power e Usirota.

O objetivo é que os participantes possam iniciar ou ampliar negócios com as Forças Armadas, de modo que foram realizadas diversas palestras de representantes do Exército, Aeronáutica e Marinha no primeiro dia de feira e no segundo dia serão realizadas diversas rodadas de negócios para sanar dúvidas a respeito de normas e modelos de aquisição do setor.

Fonte: SIMDE

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Durante a Eurosatory 2024, que esta ocorrendo no Centro de exposições Paris-Nord Villepinte, localizado nos arredores de Paris, a empresa...

Variante com uma nova torre é  apresentada na feira de Paris A BAE Systems está apresentando o CV90MkIV com uma...

Na quarta-feira (12), o mercado de defesa se agitou com a notícia divulgada pelo portal britânico Janes de que o...

A AVIBRAS Indústria Aeroespacial S/A, que em tempos passados foi considerada uma das maiores empresas  de defesa do mundo, mas...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL