SIATEX: a nova plataforma da SIATT para treinamentos e exercícios

0
1435

Na última década, fruto do desenvolvimento e da incorporação de avançados sistemas de armas no inventário das Forças Armadas Brasileiras, o Brasil tem assistido a uma série de testes e treinamentos com o objetivo de desenvolver e certificar esses armamentos, bem como treinar e capacitar as suas tripulações a operá-los num ambiente tático e operacional.

Entretanto, o cenário para a realização desses testes e treinamentos é complexo e cada campanha envolve a participação de muitos atores e meios para que tudo ocorra de maneira segura e para que as autoridades possam verificar com exatidão os parâmetros envolvidos como, por exemplo, no lançamento de um míssil, sua trajetória e seu impacto contra o alvo.

“Por envolverem grande número de pessoas e meios, essas atividades necessitam de muitos recursos e tempo de planejamento. Assim, a sua condução deve ser realizada utilizando soluções que possam garantir o acompanhamento da atividade em tempo real, com precisão, segurança dos dados e com a informação disponível para todos os envolvidos”, explica Robson Duarte, gerente comercial da SIATT.

Ao observar a oportunidade de oferecer um sistema moderno e dedicado ao apoio a testes e exercícios, a SIATT acaba de lançar um novo produto. O SIATEX – Sistema de Apoio a Testes e Exercícios, é uma plataforma de software e serviços associados, onde o operador é capaz de monitorar todos os participantes envolvidos no contexto de um teste, ensaio ou exercício. Utilizando a telemetria e demais sistemas de comunicação, todo o pessoal técnico e operacional, além de comandantes e autoridades, obtém consciência situacional completa do cenário da operação.

O desenvolvimento da nova ferramenta utiliza a experiência e o conhecimento adquirido pela SIATT, cuja sede é no moderno Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). Seu time é formado por profissionais com mais de 30 anos de experiência no segmento de defesa e de sistemas de alta tecnologia. O seu portfólio inclui o desenvolvimento de armamentos inteligentes, como mísseis e bombas guiadas; a integração desses armamentos em diversos tipos de plataformas terrestres, aéreas ou navais; atuação no segmento de radares e sensores; e sistemas e equipamentos aviônicos.

O SIATEX foi projetado para ser usado em todas as etapas do treinamento ou dos testes. Na fase de planejamento, por meio de software desenvolvido pela SIATT, os operadores conseguem simular toda a operação, realizar eventuais ajustes, determinar as tarefas de cada participante entre outros recursos.

Após a realização e acompanhamento do evento em tempo real, os dados obtidos podem ser usados para “debriefing” e para a realização de relatórios.

“Todo o teste ou treinamento envolve investimento de tempo, de pessoal e de recursos. Com o SIATEX, o operador vai mitigar falhas, vai ampliar ainda mais os níveis de segurança e eficiência ao obter dados mais completos e precisos. A nova plataforma também atende as demandas do mercado civil e de exportação”, completa Robson Duarte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here