CIMATEC inaugura instituto para pesquisas avançadas de saúde em Salvador

0
594

Por Arlindo Bastos de Miranda Neto

O Instituto SENAI de Sistemas Avançados de Saúde (ISI SAS) foi inaugurado na última sexta-feira, dia 30 de outubro, às 11h, no SENAI CIMATEC, localizado em Salvador (BA) e contou com a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão. O Instituto tem o intuito de colaborar, em âmbito nacional, para o avanço científico e tecnológico do complexo econômico e industrial da saúde.

Esta solenidade, os anfitriões foram o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban, além do diretor de tecnologia e inovação do Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (SENAI CIMATEC). Estiveram presentes também, autoridades civis e militares, além de representantes do Ministérios da Defesa e Saúde, do governo baiano e do CONDEFESA da FIEB.

Ocupando um andar inteiro do prédio 3 do Campus do SENAI CIMATEC em Salvador, o novo Instituto está equipado com laboratórios de alta tecnologia e já vem atuando na realização de testes para diagnóstico da COVID-19, além do desenvolvimento de vacinas, medicamentos biológicos, produtos de terapia celular, dispositivos médicos, estudos clínicos e diversas outras frentes.

CIMATEC Combatendo o COVID-19

E durante a inauguração da unidade, foi anunciado que o CIMATEC Saúde de Salvador negocia o desenvolvimento de estudos clínicos das fases 1, 2 e 3 da vacina HDT 301 contra a covid-19, em parceria com a Fiocruz. Segundo o diretor de Tecnologia e Inovação do Senai CIMATEC, Leone Andrade, “as tratativas estão bem avançadas para trazer para o Brasil uma vacina contra coronavírus, da americana HDT e da Genova (Índia). Aqui no Brasil o CIMATEC Saúde e a Fiocruz farão os estudos clínicos das fases 1, 2 e 3, além da transferência de tecnologia. A produção será realizada na unidade Manguinhos”.

O CIMATEC Saúde está equipado com laboratórios de alta tecnologia e já vem atuando na realização de testes para diagnóstico da COVID-19. O Instituto tem quatro grandes eixos de atuação: Produção de remédios e produtos Farmacêuticos de Base Química e Biotecnológica; Insumos terapêuticos; Biomateriais e Engenharia de tecidos; Kits diagnósticos e Dispositivos e; Equipamentos e dispositivos e estudos clínicos e aspectos regulatórios.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o CIMATEC vem atuando  para apoiar o SUS, a iniciativa privada e a sociedade em diversas ações, como o desenvolvimento de túneis de desinfecção, bolhas de contenção, produção e envase de álcool glicerinado 80%, realização de testes para detecção da vírus e desenvolvimento de tecnologias estratégicas para controle da pandemia.

Com informações do Bahia Econômica de Armando Avena

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here